PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Parceria entre Íris e Secretaria da Saúde fomenta uso da Linguagem Simples para construir novas formas de comunicar na saúde pública

10 de novembro de 2020 - 17:03 # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Nesta terça-feira (10/11), aconteceu a segunda etapa da Oficina de Inovação em Linguagem de Governo do Íris | Laboratório de Inovação e Dados para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O encontro mostrou, na prática, como utilizar a Linguagem Simples para tornar os textos mais fáceis de ler e entender, a partir da apresentação e da aplicação das etapas da técnica para os participantes da oficina.

Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, fala da necessidade da área da saúde de estabelecer uma comunicação com o(a) cidadão(ã). “Estamos toda hora, diferentes setores, produzindo materiais e produtos para se comunicar com a população. “Então, é fundamental ter uma saúde que escute, que tenha coparticipação das pessoas”.

Implantar uma cultura da Linguagem Simples na comunicação do Governo do Ceará é a proposta do Projeto de Linguagem Simples do Íris. Jessika Moreira, coordenadora-geral do laboratório, destaca a importância de inovar nos processos de linguagem “escrever mais simples é incluir, ainda mais, o(a) cidadão(ã) e entregar melhores serviços públicos à população.”.

A parceria entre Íris e Sesa tem como objetivo potencializar o uso da Linguagem Simples nas plataformas de informações e atendimentos virtuais da secretaria. Iniciada em abril, para a aceleração da Plataforma de Atendimento Digital Plantão Coronavírus, com aplicação de ferramentas e diretrizes da Linguagem Simples nos conteúdos e fluxos do assistente de atendimento virtual.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.