Parceria entre Seas e SPS oferece cursos profissionalizantes a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

12 de novembro de 2020 - 16:06 # # #

Lígia Duarte - Ascom Seas Texto
George Braga Fotos

Ao todo cerca de 120 jovens participaram das atividades

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) está oferecendo cursos profissionalizantes de curta duração para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Com o objetivo de estimular novas perspectivas de vida, e visando o mercado de trabalho, os jovens em cumprimento de medida socioeducativa estão aprendendo a confeccionar embalagens de MDF e papel, bem como Mecânica de Motos. Os cursos estão sendo oferecidos nos Centros Socioeducativos Passaré e Canindezinho, respectivamente.

Para o Assessor Técnico do Eixo de Qualificação Profissional da Seas, Frans Beno, a parceria com a SPS durante o ano “reforça o compromisso entre as estruturas do Estado para a qualificação profissional de jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

Os cursos de curta duração possuem aulas teóricas e práticas, no total de 80 horas/aula. Durante todo o ano, cerca de 120 jovens participaram das atividades de iniciação profissional em parceria com a SPS.

Além dos cursos que ainda estão em atuação, em 2020, também foram ofertados ensinos de: Pintura e textura em paredes, Fabricação de sabonete artesanal, Doces e salgados, Técnicas de vendas e Recepcionista.

Para a professora Dina Holanda, o curso de embalagens ofertado no Centro Socioeducativo Passaré, é uma forma de ter um segundo plano além do emprego formal. “O curso vai ajudá-los a ter uma renda extra, que possa ajudar as despesas de casa, e até mesmo ensinar para os filhos e esposas.”

No Centro Socioeducativo Canindezinho, cerca de 20 jovens estão aprendendo sobre mecânica de motos. O curso de iniciação profissional irá prepará-los para trabalhar também com mecânica de bicicletas, bem como balconista, vendendo peças do setor e empreendendo com o próprio negócio conforme relato do professor, Geilson Leitão.

Ao final do curso, os jovens que concluírem todas as aulas, recebem um certificado de participação.