CeArt divulga e premia artesãos cearenses em concurso de presépios

16 de novembro de 2020 - 11:38 # # # #

Larissa Feitosa, Ascom da CeArt - Texto

Com toques únicos de personalidade e regionalidade, os presépios artesanais encantam em mais uma edição do concurso promovido anualmente pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Feitos em madeira, palha, crochê e até fécula de mandioca, as peças participantes concorrem a prêmios de R$1.000,00 a R$3.000,00 retratando o nascimento do menino Jesus de formas criativas.

Após a divulgação do resultado, a partir do dia 21 de novembro, as peças serão expostas nos shoppings RioMar Fortaleza e Aldeota durante o período natalino. “Por meio do concurso, impulsionamos o artesanato cearense através da divulgação desses trabalhos para o público, proporcionando também o incentivo financeiro, que é tão importante nesse momento, para os quatro primeiros lugares”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

A avaliação das peças é realizada por uma comissão composta por membros técnicos do setor de certificação da CeArt que observam critérios como identidade cultural, identidade visual e inovação com equilíbrio em cada uma das obras.

Campeão da última edição, o artesão José Bonieck participa esse ano com a peça “Todo lar é um presépio. Toda família é sagrada”, que mistura tradição e atualidade com personagens adaptados: “O profissional de saúde, Mestre Aldenir e o morador de rua, representam os reis magos, e cada um doa aquilo que tem de melhor ao menino Jesus: saúde, alegria e esperança respectivamente. O casal, representa a sagrada família, simples e modesta mas cheia de amor e gratidão. A avó representa os pastores, que são protetores, guardiões de sabedoria e afeto”.