Centro Socioeducativo participa de programação da Semana Restaurativa do Brasil

19 de novembro de 2020 - 17:43 # # #

Ascom SPS

A atividade reuniu jovens para um momento de diálogo

O Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, participou nesta quarta-feira (18) da programação deste ano da Semana Restaurativa do Brasil. Na ocasião o Instituto Terre Des Hommes(TDH) realizou uma oficina para construção do objeto da fala, com adolescentes da referida unidade.

A atividade foi realizada pela Coordenadora de Projetos do TDH, Renata Araújo, e contou com a participação de um adolescente em um círculo de paz. Durante a oficina, o jovem ficou responsável por orientar os colegas com os trabalhos manuais para construir um objeto de fala.

Renata explica a importância desse evento e em difundir a prática restaurativa. “Hoje a gente está aqui no cepa com uma oficina para construção do objeto da fala, que é um elemento essencial da metodologia de construção de paz e essa atividade está compondo a semana da justiça restaurativa no Brasil. São vários eventos que estão sendo realizados, com o objetivo de difundir a justiça restaurativa. O principal objetivo dessa atividade, além de fortalecer essa metodologia nessa unidade, já que os círculos vem acontecendo desde setembro deste ano, mas é também trazer como protagonista um dos adolescentes que foi contemplado com a vivência de um círculo.” reforçou.

A Seas e o TDH possuem um Termo de Cooperação Técnica, para um projeto-piloto de justiça restaurativa no Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, que visa instituir círculos de construção de paz na rotina socioeducativa dos jovens.