Pesquisa publicada na Cadernos ESP revela que atendimento psicológico online é eficaz durante pandemia

25 de novembro de 2020 - 14:42 # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP

Um estudo publicado na edição temática sobre Covid-19 da Cadernos ESP, revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), revelou que o atendimento psicológico online, prática recorrente durante a pandemia, foi eficaz no tratamento de casos leves e moderados de sofrimentos mentais, sendo importante para orientar pacientes e familiares. Ainda de acordo com a pesquisa, a modalidade de atendimento também foi bem aceita pela população.

“No contexto da Covid-19, percebeu-se que o desenvolvimento deste tipo de atendimento contribuiu para que a população pudesse ter acesso ao cuidado em saúde, mesmo diante das distâncias físicas existentes ou diante do isolamento social ocasionado pela pandemia”, destaca Diego Mendonça, autor do trabalho e mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Iniciado na primeira década dos anos 2000, o atendimento psicológico online tem se aperfeiçoado sob regulamentação do Sistema Conselhos de Psicologia. Segundo Diego Mendonça, houve um crescimento mais acelerado do serviço nos últimos cinco anos, de forma a permitir a ampliação do acesso por parte da população e garantir a qualidade dos atendimentos prestados.

A trajetória de mudanças nas regulamentações e o desenvolvimento dos diversos recursos virtuais utilizados pela Psicologia, como videochamada, audiochamada e aplicativos, também são destacados no trabalho. Por outro lado, ampliar o acesso a tecnologias e à internet com boa conexão está entre os desafios apontados pelo estudo.

Cadernos ESP

A Cadernos ESP tem periodicidade semestral e contribui para divulgação de produções científicas no campo da saúde coletiva. Nos últimos dois anos, 12 novos indexadores, entre bases nacionais e internacionais, foram agregados ao periódico. A indexação é um indicador para medir a qualidade e o critério de toda revista de caráter científico.

A edição temática da Cadernos ESP sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 está entre as publicações de destaque. Dos cinco artigos mais acessados, quatro fazem parte da edição especial sobre o coronavírus.