Ceará registra expansão de 16,4 mil empregos em outubro e divide 1º lugar com a Bahia em geração de postos de trabalho no Nordeste

26 de novembro de 2020 - 15:23 # # # #

Ascom IDT e Sedet

Em outubro, o estado do Ceará manteve a trajetória de resultados positivos, iniciada em julho de 2020, com a abertura de 16.436 novos postos de trabalho. O resultado coloca o estado entre os três maiores saldos do Nordeste para o período, onde também se encontram Bahia (16.437) e Pernambuco (13.016). O resultado é fruto do maior número de admissões (42.760), maior que de demissões (26.324) em outubro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados hoje (26) pelo Ministério da Economia.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, “há muito o que se comemorar por vários aspectos. Primeiro porque recuperamos praticamente todos os empregos perdidos na pandemia que trouxe pra economia grandes dificuldades. Segundo porque o Ceará, juntamente com a Bahia, lidera a geração de empregos no nordeste do Brasil, e estarmos na linha de frente mostra a nossa fortaleza e capacidade de recuperação da nossa economia. E por fim, o expressivo número, o melhor da série desse movimento desde a pandemia”, detalhou o titular da Sedet.

Os números de outubro foram puxados principalmente pelos setores de serviços (5.974), indústria de transformação (5.265), comércio (3.849) e construção civil (1.140). “Esses números refletem claramente o momento de retomada gradual da nossa economia. Importante registrar também o saldo positivo acumulado de 1.047 empregos de janeiro a outubro, o que significa que superamos as perdas da pandemia”, ressaltou o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Vasconcelos.

O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Gilvan Mendes, acrescenta que “o número de novos empregos que surgiram na economia cearense, no mês de outubro, associado aos resultados de julho a setembro, também positivos, apontam para uma recuperação gradual do mercado de trabalho cearense, após a implantação das medidas para a retomada das atividades econômicas”.

“Vamos comemorar e continuar trabalhando porque o cearense merece nosso esforço para criar oportunidades de empregos. O governador Camilo tem dedicado todos os esforços com sua equipe para aumentar as oportunidades não só para os jovens mas sobretudo para aquelas pessoas que precisam de dignidade conquistada através do trabalho”, finalizou Maia Júnior.

 

Ouça:

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, comenta que o momento é muito promissor, pelo resultado apresentado desde o início da pandemia.

Maia Júnior, reforça que o momento é de comemoração, mas de seguir criando novas oportunidades.

O secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Sedet, Kennedy Vasconcelos, destaca que durante todo o ano de 2020, o saldo de geração de empregos no Ceará é positivo, com destaque para o setor de serviços.