Cursos a distância da EGPCE registram recorde de atendimentos em capacitação

27 de novembro de 2020 - 11:41 # # # # #

Ascom da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará

Até outubro de 2020, foram realizados 12 cursos, totalizando 9.507 atendimentos em capacitação – números referentes aos certificados emitidos.

Para celebrar o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD), comemorado nesta sexta-feira, 27 de novembro, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) divulga os resultados obtidos por meio dos cursos a distância ofertados até outubro de 2020. Foram realizados 12 cursos, totalizando 9.507 atendimentos em capacitação – números referentes aos certificados emitidos.

Desde a implementação da Célula de Educação a Distância (CEDIS), em 2010, esse foi o melhor resultado alcançado. Para a coordenadora pedagógica da EGPCE, Fernanda Diniz, os resultados revelam o comprometimento de todas as equipes para garantir e ampliar as ofertas de educação corporativa para os servidores e, também, a crescente procura por outras modalidades de ensino, principalmente no contexto de pandemia da Covid-19.

“A equipe EGPCE mesmo com o isolamento social continuou trabalhando com afinco para manter uma oferta efetiva de cursos EaD. Assim, a equipe precisou reinventar e aprimorar o seu trabalho, adquirindo, inclusive, novos conhecimentos e práticas sobre trabalho remoto. Consideramos que, apesar das dificuldades do momento, pois ainda vivemos uma pandemia, a EGPCE tem conseguido cumprir a missão de desenvolver o processo educacional em gestão pública”, garantiu.

Confira a série histórica

Desafios e perspectivas para a Educação a Distância

Modalidade de ensino que existe desde a época dos cursos por correspondência, a Educação a Distância ocupou um lugar de destaque em 2020, sendo utilizada como estratégia para minimizar os efeitos da suspensão das aulas presenciais por conta das medidas de distanciamento social.

Mas, apesar dos recursos e possibilidades que as novas tecnologias e transformações sociais trouxeram para a EaD, ainda existem muitos desafios a superar. Dentre os desafios está a constante necessidade de investir em plataformas, metodologias e pessoas, avalia a coordenadora Fernanda Diniz.

“A pandemia tornou as mudanças no âmbito da educação mais urgentes e necessárias. Por isso a EGPCE está trabalhando na elaboração de novos cursos tanto a distância quanto híbridos. Além disso, buscamos constantemente formas de apoiar eventos formativos on-line voltados para gestão pública”.

Para potencializar esse trabalho, a Escola de Gestão Pública agora conta com a experiência da especialista em Docência em Educação a distância, Ana Lígia Rocha, que se junta à equipe como orientadora da CEDIS. “Na EGPCE irei levar um pouco da minha experiência e da crescente evolução digital que tenho na bagagem e procurarei contribuir para o desenvolvimento dos cursos e desta metodologia de ensino que está tão evidente dentro da gestão pública”, afirmou.