Fortaleza e Caucaia contarão com mais de quatro mil profissionais de segurança durante segundo turno de eleições

27 de novembro de 2020 - 17:18 # # # #

Ascom SSPDS

Seguindo com a Operação Eleições 2020, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) empregará mais de quatro mil profissionais de segurança durante o segundo turno do pleito, que ocorrerá neste domingo (29), em Fortaleza e em Caucaia. Assim como no dia 15 de novembro, a pasta montará o Gabinete de Gestão e Eventos Complexos (GGEC), onde a cúpula da Segurança Pública acompanhará as ações e as possíveis ocorrências registradas durante o período.

“Para o segundo turno das eleições no próximo domingo, a Segurança Pública do Estado do Ceará contará com um efetivo de mais de quatro mil homens e mulheres, tendo reforço na Polícia Militar, na Polícia Civil, na Perícia Forense e no Corpo de Bombeiros, visando aí uma ação integrada com a Justiça Eleitoral, garantindo a segurança do pleito e a tranquilidade e que ocorra dentro da normalidade”, destacou o secretário da SSPDS, Sandro Caron.

Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), serão empregados 3.754 policiais militares só em Fortaleza e Caucaia, as duas cidades que terão segundo turno de eleições municipais. Além do efetivo ordinário, 2.526 policiais militares extras atuarão juntos às demais instituições que compõe o Sistema de Segurança do Estado, além de Forças de Segurança municipais e federais.

Os trabalhos de polícia judiciária contarão com 157 policiais civis também nas duas cidades. O plano operacional da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prevê ainda o reforço policial, por meio do 2°, 7°, 10°, 13°, 30°, 32° e 34° Distritos Policiais; e em Caucaia, a Delegacia Metropolitana da cidade contará com um acréscimo de equipes de delegados, escrivães e inspetores.

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) empregará um efetivo de 30 servidores. Por último, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) contará com 152 bombeiros militares à disposição para o atendimento de qualquer ocorrência bombeirística durante o segundo turno.

Ciopaer

Também como no segundo turno, a Coordenadoria Integrada de Operações Aérea (Ciopaer) da SSPDS participará com o emprego de aeronaves. Os helicópteros estarão à disposição na base da Ciopaer, situada no Aeroporto de Fortaleza, para o apoio a ocorrências policiais, monitoramento, resgates e transporte aeromédicos. No total, serão 27 profissionais entre pilotos, tripulantes, apoio solo e mecânicos.