Aesp forma 16 novos cavalarianos para atuar no Regimento de Polícia Montada

30 de novembro de 2020 - 18:19 # # # # # # #

Ascom Aesp - Texto e Fotos


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) encerrou nesta segunda-feira (30), o XX Curso de Policiamento Montado – CPMont. Dezesseis PMs concluíram a capacitação, que tem o objetivo de formar novos cavalarianos para reforças as atividades de policiamento em eventos com grande concentração de pessoas, em locais de difícil acesso, bem como, auxiliar as demais unidades operacionais de segurança pública do Estado.

Presente na cerimônia militar ocorrida na sede do Regimento de Polícia Montado Coronel Moura Brasil (RPMON), o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clairton Abreu, falou da importância da capacitação. “A Academia encerra mais essa capacitação, isso implica dizer que o povo cearense vai receber um serviço com maior excelência, é mais uma vitória na vida profissional dos concludentes. Sigam na busca incessante pelo conhecimento”, concluiu o oficial.

O treinamento teve duração de aproximadamente 7 semanas e repassou aos alunos desde conhecimentos de iniciação do cavalo policial, adestramento, equitação, contenção, transporte, higiene e profilaxia animal, até instruções específicas como tiro policial montado, ações de choque, instrução do cavaleiro, técnica de policiamento montado e controle de distúrbios civis a cavalo. Além de disciplinas próprias da carreira militar como defesa pessoal, educação física militar, direitos humanos e atendimento pré-hospitalar.

Em seu discurso, o coronel-comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Márcio Oliveira, avaliou positivamente o curso. “A capacitação nesse processo de policiamento é muito importante, e mesmo com todas as restrições sanitárias, devido à questão da pandemia, esse curso teve um despenho satisfatório, mais de 58 policiais militares participaram do processo seletivo, 18 policiais foram habilitados para cursar e 16 conseguiram concluir o curso, aí é demonstrada toda a qualidade e rigor das instruções”, afirmou.

O comandante, também ressaltou a importância desta modalidade de policiamento especializado.

“O RPMont tem um papel muito importante no contexto da segurança do nosso Estado, no fortalecimento das ações ostensivas, na contribuição da redução dos índices criminais e principalmente na elevação da sensação de segurança por ser esse um processo de policiamento robusto, que tem uma ostensividade toda própria, onde a cavalaria chega, ela impacta”, declarou coronel Márcio.

Em 2019, a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará formou 14 novos cavalarianos no Curso de Policiamento Montado (CPMont).