“Bosques da Memória” homenageará vítimas da Covid-19 em unidades de conservação do Ceará

1 de dezembro de 2020 - 13:30 # # # # #

Ascom Sema

No próximo dia 12 de dezembro, às 9h, o governo do Ceará, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), realizará uma homenagem às mais de 9 mil vítimas da Covid-19 no Ceará. Na campanha Bosques da Memória, familiares das vítimas plantarão árvores em homenagem aos seus entes queridos em três unidades de conservação estaduais, onde os eventos ocorrerão simultaneamente: Parque Estadual do Cocó (Fortaleza), Parque Estadual Botânico (Caucaia) e Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito da Cara Suja (Guaramiranga), na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité.

“2020 está sendo um ano difícil devido à pandemia, à crise climática e às tragédias ambientais, como os incêndios e os desmatamentos, que destruíram muitas florestas no Brasil. O objetivo da campanha Bosques da Memória é plantar árvores e recuperar florestas, como um gesto simbólico em homenagem às vítimas da COVID-19 e aos profissionais de saúde no Brasil”, explica o titular da SEMA, Artur Bruno.

A campanha é nacional e é uma promoção conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O secretário-executivo da SEMA, Fernando Bezerra, representante do Ceará no Conselho da RBMA, explica que os três locais no Ceará que serão palcos do evento foram escolhidos, em nível nacional, como Postos Avançados da Mata Atlântica, por conta da excelente preservação. “A campanha Bosques da Memória, além de buscar a transformação desse momento de tristeza e devastação em esperança dá início, na Mata Atlântica, à Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 declarada pela ONU.

Fernando explica que os interessados poderão também, se quiserem, levar mudas para criar seus próprios Bosques da Memória ou participar de Bosques da Memória criados por outros parceiros. “Nos três locais os familiares podem plantar mudas ou levá-las. A SEMA colocará uma placa nestas três unidades de conservação para sinalizar permanentemente o espaço em homenagem aos nossos irmãos falecidos nesta tragédia mundial”. As atividades seguirão os protocolos sanitários previstos no decreto estadual: máscaras, distanciamento e álcool em gel.