Porto Iracema das Artes divulga tutorias de projetos artísticos dos Laboratórios de Criação 2020

1 de dezembro de 2020 - 13:33 # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes

Nomes de destaque, como KL Jay do Racionais MC’s, Karim Aïnouz, Laís Machado, Rosana Paulino e Fauller, entre outros, realizam tutoria para os 26 projetos artísticos desenvolvidos ao longo de sete meses no Porto Iracema 

Os Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes, ao longo de sete anos, têm despontado nomes e projetos artísticos do Ceará e de outros estados brasileiros. Parte do processo formativo, o conjunto de tutores que acompanhará o desenvolvimento dos processos criativos já está definido. Com trajetórias consolidadas no País e mundo afora, pesquisadores e artistas irão realizar orientações com os responsáveis por cada projeto, inicialmente, de maneira online. A mudança para que as formações e diálogos aconteçam de maneira presencial irá depender das condições sanitárias.

O Laboratório de Artes Visuais oferece uma formação de dois anos: a Temporada Formativa no primeiro e, no seguinte, a Temporada Investigativa. São selecionados oito projetos, quatro na primeira etapa e mais quatro na segunda. Este ano, quem vai acompanhar os projetos são a artista visual, fotógrafa, curadora, rádio host, escritora e editora Ana Lira; Elton Panamby, que é artista visual, desensinadore e mãe; a artista visual, macumbeira e psicóloga Castiel Vitorino Brasileiro; e a artista visual, educadora e pesquisadora Rosana Paulino.

Serão tutoradas as seguintes propostas e artistas: “Como construir nosso próprio país”, do coletivo Terroristas del Amor, composto por Dhiovana Barroso e Marissa Noana; “Encantadas: saberes mágicos em lugares sagrados”, de Eliana Amorim; “Língua Ferina: Artista Retirante e a Fertilização da imagem”, de Maria Macêdo; “Travestis são como plantas”, de Sy Gomes; “Historicizando o invisível”, de soupixo; “Voltar para casa: Uma restituição simbólica”, de Charles Lessa; “Plantomorfias: Uma coleção de sensibilidades entre corpo e natureza”, de Henrique Braga; e “História negra na ‘Terra da Luz’”, de David Felício e Jorge Silvestre.

O Laboratório de Cinema continua com tutoria dos diretores Karim Aïnouz e Sérgio Machado, presentes na equipe desde a criação do Lab e do Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto (CENA 15), em 2013, da diretora, roteirista e preparadora de elenco, Nina Kopko, e do também diretor e roteirista Armando Praça. Além dos tutores, os roteiristas contam com o apoio semanal dos consultores de roteiro Pablo Arellano e Luciana Vieira.

Eles acompanham os projetos de roteiro da modalidade Ceará, Nordeste e Nacional, especificidades da linguagem de Cinema. Na local, foram selecionados “Mar ao Fundo”, de Giovanna Campos e Ana Luiza Rios; “Ondas”, de Celina Ximenes e Morfeu Gilson; “O Homem no Teto”, de Vinícius Cabral e Davi Siqueira, e “Vou beijar-te agora”, de Émerson Maranhão e Demitri Túlio. Na modalidade Nordeste, foi contemplado “A Estrada do Tempo” (BA), de Fernando Serravalle, e na Nacional, “O Barco e o Rio” (AM), de Bernardo Abinader.

Já no Laboratório de Dança quem irá orientar os trabalhos é a diretora e performer Inaê Moreira, o bailarino e coreógrafo Fauller, a fundadora do Coletivo Becha Cearense e responsável pela grande maioria dos Balls de Fortaleza (CE), ministrando aulas de Ballroom, Silvia Miranda, e o artista e mestre em Artes Cênicas (UFBA), Neto Machado. Eles orientarão as seguintes propostas e artistas: “Lança de Cabocla”, de Tieta Macau, Juliana Rizzo e Wellington Gadelha; “Corpos/Danças (des) fronteirizades”, de Alysson Amâncio , Luiz Renato e Kelyenne Maia; “Soft-Fúria – O vogue e a expansão da cena Ballroom no estado do Ceará: Um olhar Afro-Brasileiro”, de Bruno Gomes, Dandara Lima e John 7 Avalanx e “EU SÓ TRABALHO COM REFERÊNCIA!”, de Thiago Torres, Vince Rodrigues e Janaína Bento.

Na Música, as tutorias dos projetos deste ano serão assinadas pela compositora, produtora, cantora, clarinetista e guitarrista Maria Beraldo, o músico, compositor e produtor Kiko Dinucci, o DJ KL Jay, dos Racionais MC’s, e a produtora musical Badsista. Neste ano, os projetos e artistas que compõem a linguagem são: “AMARGA”, de Moon Kenzo, Jandê e Gegê; “Do Dialeto ao Dia Lento”, de Big Leo, Catatau e Caio Ploc; “Fortalezas: trajeto de um mundo virá”, com a banda Viramundo, composta por Bruno Esteves, Victória Andrade e Marcello Santos; “Vacilant Investiga o Tempo”, de Yuri Costa, Clau Aniz e Tuan Fernandes.

Integram esta edição do Laboratório de Teatro como tutores a brincante, educadora social, atriz e pedagoga Cibele Mateus, o diretor e professor de teatro Marcelo Soler, a artista do corpo transdisciplinar, que desenvolve projetos nas artes cênicas, performance-arte, instalação, fotografia e audiovisual, Laís Machado, e a encenadora e docente do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Cibele Forjaz.

As propostas artísticas e os coletivos que eles irão tutorar são: “Chorume: laboratório em teatro documentário”, da Cia Ortaet (com Cleilson Queiroz, Carla Morais, José Filho, Aldenir Martins, Betânia Lopes, Ronald Bezerra, Marcos Bandeira, Francielio Silva e Angélica Braga); “Comicidade e questões de gênero: corpos femininos e LGBTs na comicidade popular”, do Coletivo Yabás (com Hesse Santana, Demétrius Vieira, Liana Cavalcante e Taciana Santos); “Pagode Russo”, do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis (com Paula Yemanjá, Beto Menêis, Alysson Lemos, Caleb Domingoz, Daniel Rocha, Junior Barreira, Magno Carvalho e Murillo Ramos) ; e “Afrografias da corpa-jabuti: memória e tempo de uma diáspora entre Quixadá e Fortaleza”, da Coletiva Negrada (com Pedra Silva, Amandyra e Viúva Negra).

Confira AQUI os currículos de cada tutor, tutora e tutore.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de oito edições, de 2013 a 2020, 413 artistas passaram pelos Labs e 173 projetos foram selecionados.
O processo seletivo deste ano precisou passar por adaptações em decorrência da pandemia de Covid-19, realizando todas as etapas de modo virtual. Foram selecionados 26 projetos artísticos a serem desenvolvidos no ano letivo de 2020-2021.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.