HGWA investe em terapias alternativas para fortalecer desenvolvimento de bebês prematuros

2 de dezembro de 2020 - 15:30 # # # # #

Camila Vasconcelos - Ascom HGWA - Texto e Fotos

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, investe em terapias alternativas para o desenvolvimento de bebês prematuros internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo). Técnicas como toque terapêutico, ofurô, musicoterapia e redeterapia são utilizadas de acordo com a necessidade de cada recém-nascido.

As crianças são acompanhadas diariamente por uma equipe multidisciplinar. A fisioterapeuta Cristina Soares, responsável pela UTI Neo, explica que as técnicas terapêuticas têm o objetivo de promover estímulos sensoriais motores que, segundo ela, são essenciais para possibilitar uma evolução saudável e qualidade de vida aos pequenos.

“O bebê que é estimulado consegue ganhar peso e sair da ventilação mecânica mais rapidamente, Além disso, os prematuros apresentam boa atividade motora e, dessa forma, conseguem ir para a Unidade de Cuidados Intermediários no período adequado, pois controlam melhor a respiração, a sucção e a deglutição”, disse.

Os serviços prestados pelo HGWA foram fundamentais para a recuperação de Ana Clara Silva, que veio ao mundo com 30 semanas em outubro deste ano. Ao dar entrada no Waldemar de Alcântara, a criança foi internada na UTI Neo, onde recebeu os devidos cuidados da equipe.

“Em Ana Clara, aplicamos técnicas de fisioterapia respiratória, o desmame precoce da ventilação mecânica e introduzimos a estimulação suplementar com o toque terapêutico, estimulação à sucção não nutritiva, o ofurô e a redeterapia. Tudo isso favoreceu para que Ana Clara conseguisse se desenvolver de forma compatível com a idade dela”, pontuou Cristina Soares.

Com a filha recuperada, Aldenice da Silva, 38, pôde voltar para casa na cidade de Tabuleiro do Norte, a 222 quilômetros de Fortaleza. “Uma alegria para mim e toda a família a Ana Clara estar bem, forte e saudável. Agradeço muito todo o suporte que o hospital nos deu e todo o carinho que tiveram com ela”, diz a mãe.

Acompanhamento

Cerca de 80% dos bebês que chegam ao HGWA são prematuros. Após a alta, a fisioterapeuta diz que ensina técnicas e orienta a família sobre a continuidade dos cuidados. “Nosso objetivo é entregar para a mãe o bebê com o desenvolvimento motor compatível com a idade em que ele se encontra e preparado para as novas descobertas que ele virá a ter no retorno ao lar”, detalha Cristina. Todas as crianças atendidas são acompanhadas por uma pediatra até os dois anos de idade.