Dragão do Mar oferta minicurso gratuito sobre feminismo, arte e resistência

4 de dezembro de 2020 - 11:16 # # # #

Ascom do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Integrando a programação de formação do Conecta SET e com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, minicurso aberto será ministrado pela artista e pesquisadora Stela Fischer, com transmissão ao vivo no YouTube do Centro Dragão do Mar.

Dando sequência à programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará, nesta sexta (4) e neste sábado (5), minicurso gratuito sobre feminismo. Com transmissão aberta no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), a partir das 10h, os encontros abordarão, respectivamente, os temas “Feminismos e mulheres artistas da performance latino-americana” e “Artes da Cena e resistências feministas”, com a pesquisadora e artista Stella Fischer.

Nestes dois encontros, realizados com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, serão feitas abordagens e discussões partindo do feminismo decolonial, para compreender como os enfrentamentos à violência e aos processos de dominação e colonialidades (de poder, conhecimento, ser e, principalmente, de gênero) têm sido tratados por mulheres ativistas e artistas da performance latino-americana.

Sobre a ministrante

Stela Fischer é pós-doutora em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/CAPES). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e mestre em Artes/Teatro pela UNICAMP. Autora do livro “Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras” (Hucitec, 2010). É docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP), no curso de Bacharelado em Artes Cênicas. Em 2018, sua tese de doutorado “Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana” ganhou o Prêmio Capes de melhor tese em artes do Brasil. Em São Paulo, é responsável pelo Coletivo Rubro Obsceno, agrupamento de mulheres artistas com a finalidade de tratar ativismos feministas nas artes da cena.

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura – Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Serviço

Conecta SET – Formação apresenta encontros com os temas “Feminismos e mulheres artistas da performance latino-americana” e “Artes da Cena e resistências feministas”, com Stela Fischer

Feminismos e mulheres artistas da performance latino-americana

Dia: 04 de dezembro

Artes da Cena e resistências feministas

Dia: 05 de dezembro

Horário: 10h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Classificação: livre