Centec diploma tecnólogos e certifica técnicos em cerimônia virtual

7 de dezembro de 2020 - 15:44 # # # # # #

Caroline Avendaño - Ascom Centec
Chico Gomes - Fotos

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realizaram, na noite da última sexta-feira (04), a cerimônia de colação de grau e término de curso para 125 técnicos e tecnólogos formados pelos Centros Vocacionais Técnicos (CVTEC) em Crato e São Gonçalo do Amarante e pelas Faculdades de Tecnologia (Fatec) Cariri e Sertão Central.

Os novos profissionais concluíram os cursos de: Cozinha (CVTEC Crato); Eletromecânica, Meio Ambiente e Metalurgia (CVTEC São Gonçalo do Amarante); Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Meio Ambiente, Mecânica, Manutenção Industrial e Irrigação e Drenagem (Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte); Agronegócio e Alimentos (Fatec Sertão Central, em Quixeramobim).

O presidente do Centec, Silas Barros de Alencar, agradeceu o apoio do Governo do Estado e da Secitece em toda a jornada e declarou estar honrado por proporcionar esta conquista aos alunos. “Superamos grandes desafios para não soltar as mãos de vocês. Hoje é um momento muito sublime, pois prova que vocês são verdadeiros heróis. Esta pandemia aflorou mais ainda as desigualdades sociais em nosso país e vocês, alunos, mesmo com os obstáculos, conseguiram honrar este compromisso consigo mesmos e com seus familiares. Foi um ano de muita dificuldade, mas com muito planejamento e garra, conseguimos vencer, pois tínhamos a obrigação moral de apoiá-los para chegarmos ao dia de hoje, um dia de felicidade e alegria”, comemorou Silas.

Em seu discurso, o secretário da Secitece, Inácio Arruda, declarou que o Instituto Centec provou que, mesmo tendo os alunos mais carentes do Estado, é possível superar as dificuldades do ensino remoto e acompanhar as aulas. “Os professores, alunos e suas famílias estão de parabéns por alcançarem essa conquista. As Fatecs estão sendo premiadas com bolsas de pesquisa no meio do sertão, estão entre os 90 programas de excelência em pesquisa e isto consolida esta instituição como um verdadeiro centro de formação de tecnologia e de inovação científica”, parabenizou Inácio.

O secretário lembrou ainda a aprovação de uma nova Lei Estadual, na última quinta-feira (03), que autoriza a distribuição de chips com internet móvel para alunos das Fatecs e CVTECs e disse que aguarda a aprovação breve de uma outra lei que permitirá a aquisição de novos equipamentos para os estudantes. Os dois benefícios, segundo ele, servirão para ajudar a superar os desafios de natureza sanitária do país.

O professor Reginaldo Vaz Saraiva discursou representando o corpo docente na cerimônia; a aluna Elaine Avelino Sato representou o corpo discente dos cursos técnicos, e João Paulo Dias da Silva representando o corpo discente dos cursos superiores de tecnologia. O evento também contou com a participação dos diretores e coordenadores das unidades do Centec e dos cursos, professores, alunos e familiares.

Colação de grau virtual

Devido ao protocolo de isolamento social, pela primeira vez o Centec realizou a cerimônia de forma virtual, pelo canal da instituição no Youtube, e de acordo com as normativas do Ministério da Educação. Após o evento, os novos profissionais agendaram um horário para assinar a ata de colação de grau presencialmente na Fatec ou CVTEC.