Dragão do Mar abre inscrições para minicurso gratuito sobre poéticas circenses, nesta quinta (10)

9 de dezembro de 2020 - 17:18 # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

Voltado para artistas circenses, o minicurso integra a programação de formação do Conecta SET, contando com o apoio da Escola Porto Iracema das Artes. As inscrições podem ser feitas até 14 de dezembro, no site do Dragão do Mar.

Integrando a programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, continua com a série de minicursos gratuitos e falas abertas sobre arte e cultura. Nesta quinta-feira (10), serão abertas as inscrições para o minicurso “Desenhando Poéticas Circenses no Plural”, com a artista circense Julia Henning. A formação acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, das 10h às 12h, em sala fechada para inscritos na plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas no site do Dragão do Mar.

São ofertadas 20 vagas. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, a seleção será feita com base no perfil estabelecido pela ministrante, considerando as respostas fornecidas no formulário de inscrição. Voltado para artistas circenses, vai proporcionar dinâmicas práticas de diálogo e exercícios, partindo das experiências de criação dos participantes. O objetivo do curso é dialogar sobre a diversidade e sobre a pluralidade do circo nos seus próprios métodos de criação.

De acordo com Julia, “o curso é um convite a traçarmos caminhos para a criação de espetáculos de circo. Nesses três dias, vamos pensar juntes sobre a variedade de procedimentos criativos, olhar para as nossas criações por outros ângulos e rascunhar possibilidades de dramaturgias circenses no plural”, afirma.

Antes do minicurso, no dia 15 de dezembro, às 10h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), a artista falará aos espectadores sobre “Circos no Plural”, onde discorrerá sobre as voltas, os voos e as contorções das ideias que andou pesquisando na sua itinerância entre o picadeiro, a academia e a sala de ensaio. A fala contará com mediação de Edmar Cândido, do grupo Fuzuê.

Sobre a ministrante do minicurso e da fala aberta

Julia Henning é artista circense e de tudo um pouco no coletivo Instrumento de Ver. Quando não está em cena, pendurada ou caminhando em garrafas, está dirigindo, produzindo, pesquisando, captando, escrevendo ou pensando sobre circo. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo e prática de dramaturgias específicas das artes circenses. Mestre em Artes Cênicas na Universidade de Brasília onde investigou a intermedialidade em poéticas circenses contemporâneas. Foi para terras distantes realizar a formação em Dramaturgia Circense pelas escolas ESAC (Bélgica) e CNAC (França). É especialista em Gestão Cultural pelo SENAC e formada em Psicologia pela Universidade de Brasília.

Sobre o mediador da fala aberta

Edmar Cândido é circense, bailarino, intérprete e criador, formado pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Aperfeiçoamento Técnico em Artes Circenses – Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro (ENC). Participou da IV Turma do Curso Técnico em Dança do SENAC e Porto Iracema das Artes, em 2015, Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes, em 2016 e formado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá. Participou de intercâmbios artísticos na Argentina, Colômbia, Cabo Verde, Alemanha, França e Espanha. Em 2017, participou do projeto Palco Giratório 2017 com o espetáculo autoral Palafita e Desistência Poética. Desde 2006 dirige o coletivo Fuzuê e integra a diretoria da associação cultural Artelaria Produções. Atualmente integra a equipe de coordenação e quadro de professores do projeto de Formação Circense “Colaboratório em Artes Circenses”, em Fortaleza, elaborado por via da parceria entre Artelaria Produções, Galpão da Vila e Grupo Fuzuê.

Serviço:

Conecta SET apresenta o minicurso gratuito “Desenhando Poéticas Circenses no Plural”, com Julia Henning

Datas: 16, 17 e 18 de dezembro

Horário: das 10h às 12h

Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom

Classificação: Livre

30 vagas

Inscrições: De 10 a 14/12 pelo link

Pré-requisito: Artistas e estudantes das artes circenses, preferencialmente com experiência prévia.

Fala aberta “Circos Plural”, com Julia Henning e mediação de Edmar Cândido

Data 15 de dezembro

Horário: das 10h às 11h

Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube