Mestres da cantoria nordestina se reúnem em última live do simpósio em homenagem a Alberto Nepomuceno
9 de dezembro de 2020 - 10:33 #Alberto Nepomuceno #homenagem #interpretaçãomusical #jornalista #Simpósio
Raphaelle Batista - Ascom Porto iracema das Artes /span>
Geraldo Amâncio, Guilherme de Almeida Nobre, Elba Braga Ramalho e Gilmar de Carvalho participam do quinto e último encontro, que segue com transmissão ao vivo no Facebook e no YouTube da Escola
O encerramento do ciclo “Alberto Nepomuceno em foco”, do III SIRIM – Simpósio de Regência e Interpretação Musical, será na noite da próxima segunda-feira (14). Este quinto encontro virtual debate a temática “Aspectos da tradição em Nepomuceno e a cantoria nordestina” com o Mestre da Cultura, poeta e repentista cearense Geraldo Amâncio, o poeta e cordelista Geraldo de Almeida Nobre e a professora Elba Braga Ramalho.
A live segue no Facebook e no YouTube do Porto Iracema das Artes, às 20h. Na mediação, o jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho. A noite também contará com a exibição de mais um vídeo musical temático, dessa vez de “A jangada”.
Mestre da Cantoria Nordestina, Geraldo Amâncio tem extensas contribuições nacionais e internacionais na tradição de repentistas e trovadores, dividindo o momento com o também compositor, cordelista e palestrante Guilherme de Almeida Nobre, que integrou pesquisas sobre o resgate do repente nordestino, além de assinar inúmeras obras de diversas mídias das culturas populares. Compondo a comissão que realiza a curadoria do evento, a professora Elba Braga Ramalho traz para o evento toda a sua pesquisa dedicada à Cantoria Nordestina, à música de tradição oral e à obra de Luiz Gonzaga. Já o professor e pesquisador Gilmar de Carvalho publicou, dentre as 50 obras de sua autoria, “Tirinete – Rabecas da Tradição”, junto do fotógrafo Francisco Sousa, livro sobre música e cultura popular, resultado de uma pesquisa de 15 anos com histórias de rabequeiros e luthiers.
Também nesse último encontro, a cantora Anna Maria Kieffer lança nova edição de álbum dedicada ao compositor cearense, Alberto Nepomuceno – Canções, em que é acompanhada ao piano por Achille Picchi.
O evento
O Simpósio, dedicado a homenagear o maestro cearense Alberto Nepomuceno no centenário de sua morte, ocorre em parceria com o grupo de pesquisa IRIM – Investigação em Regência e Interpretação Musical (Uece/CNPq). O evento inteiramente virtual busca resgatar e divulgar a obra do compositor, considerado um dos maiores do Brasil, e integra a programação especial “Ano Alberto Nepomuceno”.
Desde agosto reunindo artistas-pesquisadores com trajetórias reconhecidas nacional e internacionalmente, que se dedicam aos estudos e à difusão da música de câmara, o III SIRIM já realizou quatro encontros virtuais, que estão disponíveis no canal do YouTube da Escola. No primeiro mês, aconteceu a mesa redonda “Modinha e as canções de Nepomuceno”, seguida do tema “Aspectos da obra instrumental de Alberto Nepomuceno” no mês de setembro, “Alberto Nepomuceno: entre a História e a Ficção” em outubro, e “A modernidade em Nepomuceno” no último mês.
Curadoria
Toda a programação tem curadoria de uma comissão formada pelos músicos e pesquisadores Elba Braga Ramalho, Gilmar de Carvalho, Inez Martins Gonçalves, Anna Maria Kieffer e Marcio Landi. Além do Porto Iracema das Artes, o evento conta, ainda, com a parceria da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Música da UECE.
Saiba mais sobre os convidados desta edição AQUI.
Serviço
Encerramento do III SIRIM “Alberto Nepomuceno em foco” discute música e tradição com mestres da Cantoria Nordestina
Data: segunda-feira (14/12)
Horário: 20h
Para assistir: Facebook e canal do YouTube do Porto Iracema das Artes