Aprovado projeto do Governo do Ceará para distribuição de tablets aos alunos do Ensino Médio e universitários da rede estadual

10 de dezembro de 2020 - 16:16 # # # # #

Julianna Sampaio - Ascom Seduc - Texto
Tiago Stille - Foto

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (10), o projeto de lei do Governo do Ceará que autoriza o Poder Executivo a adquirir e distribuir tablets aos estudantes do ensino superior e das escolas da rede pública estadual. A iniciativa tem o objetivo de garantir melhores condições de acesso às atividades remotas implementadas por conta da pandemia do novo coronavírus e adequações às novas ferramentas pedagógicas com o auxílio da internet.

Segundo o governador Camilo Santana, a medida, além de buscar assegurar o direito constitucional à educação e amenizar o impacto decorrente da suspensão das atividades presenciais, visa atender à possível implantação do ensino híbrido, garantindo acesso à internet e, consequentemente, às estratégias e plataformas virtuais disponibilizadas aos estudantes cearenses.

“Mesmo com o retorno às atividades presenciais, o acesso à internet e a utilização de ferramentas pedagógicas e plataformas virtuais disponibilizadas pela Secretaria da Educação continuarão sendo fundamentais para o aprendizado dos alunos”, disse o governador, o qual informou, na última terça-feira (8), que os equipamentos devem começar a ser distribuídos para os estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio a partir de 2021.

Com relação às instituições públicas estaduais de ensino superior, Camilo afirma que a necessidade de adequações também é importante, em razão da suspensão das atividades decorrente da pandemia. “É igualmente imprescindível a adoção de medidas para assegurar a todos os alunos condições de acesso ao ensino”, reiterou o governador.

Incentivo no Enem

O Legislativo também aprovou o projeto de lei que autoriza o Executivo estadual, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), a adotar os meios e instrumentos necessários para viabilizar a participação dos estudantes que concluíram a 3ª série do Ensino Médio na rede estadual nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta é mais uma ação do Governo do Ceará para garantir que os alunos das escolas públicas possam realizar as provas de forma tranquila e segura. Devido à pandemia, o Enem vai ocorrer entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021.
“No período do Enem, os alunos das escolas públicas estaduais que participarão das provas já terão concluído a 3ª série do Ensino Médio. Por meio desta medida, vamos garantir também a esse público o apoio necessário para a realização das provas, sem qualquer custo a mais além do já programado no orçamento”, destaca o governador, ressaltando que todos os anos o Ceará já oferece incentivo aos participantes do Enem durante os dias de prova, com disponibilização de transporte e alimentação.