Bosques da Memória: uma homenagem às vítimas da Covid-19 nas Unidades de Conservação acontece neste sábado

10 de dezembro de 2020 - 16:02 # # # # #

Ascom Sema

Neste sábado (12), às 9h, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) dará início ao plantio de mudas para homenagear as milhares de vítimas da Covid-19 no Ceará e no Brasil. “O objetivo é plantar árvores como um gesto simbólico em homenagem às vítimas do coronavírus e aos profissionais de saúde no Brasil e ao mesmo tempo recuperar florestas”, disse Artur Bruno, titular da Sema. A campanha nacional, denominada Bosques da Memória, é uma iniciativa conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. No Ceará, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sema.

De acordo com o Secretário, 2020 está sendo um ano difícil devido à pandemia, à crise climática e às tragédias ambientais, como os incêndios e os desmatamentos, que destruíram muitas florestas no Brasil. “A campanha Bosques da Memória, além de buscar a transformação desse momento de tristeza e devastação, em esperança, dá início, na Mata Atlântica, à Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), declarada pela ONU. Familiares das pessoas vitimadas pelo coronavírus poderão plantar as mudas em três unidades de conservação (UCs) estaduais, onde os eventos ocorrerão simultaneamente: Parque Estadual do Cocó (Fortaleza), Parque Estadual Botânico do Ceará (Caucaia) e Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-Suja (Guaramiranga).

“As três UCs foram escolhidas por se tratarem de Postos Avançados da Mata Atlântica e onde encontram-se remanescentes do bioma com excelente grau de preservação”, explica Fernando Bezerra, Secretário-Executivo da SEMA e representante do Ceará no Conselho da RBMA. Fernando destaca que as mudas poderão ser plantadas ao longo de seis meses e os interessados poderão também, se quiserem, levar mudas para criar seus próprios Bosques da Memória. “Nos três locais, os familiares podem plantar mudas ou levá-las. A SEMA colocará placa nestas três UCs para sinalizar permanentemente o espaço em homenagem aos nossos irmãos falecidos nesta tragédia mundial”. As atividades seguirão os protocolos sanitários previstos no decreto estadual: máscaras, distanciamento e álcool em gel.

Serviço

Bosques da Memória: uma homenagem às vítimas da Covid-19 em UCs estaduais

Local: Parque Estadual do Cocó

Data: Sábado (12/12)

Horário: 9h

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

 

Local: Parque Estadual Botânico do Ceará

Data: Sábado (12/12)

Horário: 9h

Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

Local: Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Periquito Cara-Suja (Guaramiranga).

Data: Sábado (12/12)

Horário: 9h

Endereço: Sítio Campo Batalha, Guaramiranga-CE.