PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Cascavel recebe a 22ª Praça Mais Infância do Ceará

10 de dezembro de 2020 - 18:13 # # # # # #

Daniel Herculano - Texto
Thiara Montefusco e Carlos Gibaja - Fotos

Através de um evento virtual, o Governo do Ceará entregou nesta quinta-feira (10), a 22º Praça Mais Infância do Estado, em Cascavel. A entrega foi transmitida ao vivo pelas redes sociais com a presença do governador Camilo Santana, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, e da titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França. O equipamento é uma parceria do Estado e município, com investimento total de R$ 928.131,68 mil.

O governador destacou que cinco brinquedopraças foram inauguradas somente nesta semana, tudo dentro do eixo do brincar aprendendo. “Não há uma política pública mais consistente do que o programa Mais Infância Ceará, totalmente voltado para as crianças, somos um exemplo para o Brasil. No Ceará, todos os municípios acima de 50 mil habitantes receberam ou receberão uma Praça Mais Infância, e abaixo disso, no mínimo uma brinquedopraça por município. Assim estamos criando espaços públicos adequados para nossas crianças se desenvolverem”, explicou Camilo. Nesta semana foram entregues brinquedopraças em Crateús (3), Juazeiro do Norte e Penaforte.

A construção da Praça Mais Infância acontece através do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). Além do equipamento de Cascavel, outros 11 ainda serão entregues pelo Governo do Ceará, sendo oito no Interior e três na Capital. A edificação de espaços desse tipo está dentro do pilar “Tempo de Brincar”, do Programa Mais Infância Ceará, que visa o desenvolvimento infantil focado na ampliação de ambientes de convivência do idoso e comunidade, buscando a melhoria da qualidade de vida das famílias e a evolução integral das crianças.

Para a primeira-dama, a data marca uma tarde muito importante para a Cascavel, que recebe uma praça pensada com carinho no intuito de focar no desenvolvimento da criança, no fortalecimento de vínculo da criança com a comunidade, e pensando em todas as pessoas. “Oferecemos num mesmo equipamento uma academia de ginástica, a quadra poliesportiva, equipada com um bicicletário, espaço lúdico, e brinquedoparaça, um espaço de desenvolvimento para toda a comunidade local”, disse Onélia.

O professor de educação física de Cascavel, Thiago Vale, destaca que a população está muito feliz e tem se mostrado muito receptiva com o equipamento e as novas oportunidades que podem surgir dali. “Estamos recebendo uma estrutura de esporte e lazer completa, mas sobretudo de segurança pública, pois oferecemos a prática desportiva e o lazer para as crianças e a juventude, afastando assim a possibilidade de qualquer mal para nossos jovens”, comemorou.

Educação Ambiental

Na entrega, mudas de ipê roxo foram plantadas no jardim da praça, com o auxílio das crianças do município. A ação, que tem o intuito de despertar a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil, conta com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doam plantas para a população local.

“Ao entregar as mudas de plantas para as crianças plantarem, estamos estimulando ao reflorestamento, ao cuidado da natureza, enfim, na entrega do equipamento é feito todo um trabalho com a comunidade local, com as famílias. E lembrando, estamos inaugurando de forma virtual e respeitando todos os protocolos sanitários estabelecidos, pois ainda estamos numa pandemia. A nossa vontade era de estar aí, mas isso vai passar, a vacina vai chegar e vamos todos nos reencontrar”, informou o governador.

Ao final da transmissão, a secretária Socorro França fez um apelo para a comunidade de Cascavel. “Eu sempre faço esse pedido, e é muito importante que a população cuide desse equipamento, é de vocês. Não deixe que o espaço seja destruído, nem os brinquedos.

 

Ouça:

O governador Camilo Santana destacou que o Programa Mais Infância Ceará hoje é uma referência em todo o país.

Camilo Santana destacou ainda que os municípios acima de 50 mil habitantes vão receber uma Praça Mais Infância. Municípios com população inferior a 50 mil habitantes vão receber brinquedopraças.

Para a primeira-dama, Onélia Santana, a data marca uma tarde muito importante para a Cascavel, que recebe uma praça pensada com carinho no intuito de focar no desenvolvimento da criança, no fortalecimento de vínculo da criança com a comunidade, e pensando em todas as pessoas.

Ao final da transmissão, a secretária Socorro França fez um apelo para a comunidade de Cascavel.