Porto do Pecém ganha nova linha de cabotagem

10 de dezembro de 2020 - 10:08 # # # #

Ascom Complexo do Pecém

O serviço, ofertado em parceria com a companhia de navegação Norsul, vai permitir a movimentação de carga geral entre o sudeste e o nordeste do Brasil

A sétima e nova linha regular de cabotagem do Porto do Pecém já está operando após a formalização da parceria entre a Companhia de Navegação Norsul e o Complexo do Pecém (CIPP S/A). O objetivo é ampliar a movimentação de cargas entre o sudeste e o nordeste do Brasil, pois a Norsul, empresa brasileira de navegação, passou a contar com um serviço regular de embarque mensal para o terminal portuário do Pecém, localizado no litoral oeste do Ceará.

A Norsul possui o Vitoria Bay, navio de projeto multipropósito e de bandeira brasileira, dedicado a cargas eólicas e carga geral. A embarcação é considerada ideal para atender a nova dinâmica logística, ampliando serviços e operações e podendo ainda atender outras demandas que necessitem de soluções diferenciadas. O novo serviço vai conectar o Porto de Praia Mole, no Espírito Santo, ao Porto do Pecém uma vez ao mês.

“A Norsul amplia seu leque de soluções logísticas com esta nova parceria com o Pecém e potencializa novos serviços para diferentes tipos de cargas e também atende segmentos industriais como a siderurgia, energia eólica e o agronegócio. Estamos felizes com mais esta perspectiva que vai movimentar a economia, facilitar a logística de nossos clientes atuais e também nossos prospects no mercado” diz Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul.

“O Complexo do Pecém tem na Norsul uma grande parceira comercial, em que ambas as empresas possuem mútuos objetivos focados em estimular e fortalecer a navegação de cabotagem em nosso país. Esta linha – com regularidade mensal – opera entre as regiões sudeste e nordeste, movimentando carga geral, principalmente produtos siderúrgicos, e estamos estimulando outros segmentos da indústria, tais como setor eólico, construção civil e granitos para se beneficiarem também da cabotagem.”, afirma Danilo Serpa, diretor-presidente do Complexo do Pecém.

Sobre a Norsul

A Companhia de Navegação Norsul é uma empresa líder da navegação privada no Brasil. Especializada no transporte de todo tipo de carga a granel, carga geral, de projeto e carga especiais com uma frota de 504.000 toneladas de porte bruto. Desde a sua fundação navega no rumo da excelência, com disciplina e eficiência, a fim de garantir a máxima qualidade e a total segurança em suas operações. Ciente de que suas atividades estão fortemente ligadas à economia nacional, a companhia tem o desafio de operar de forma responsável e ser uma marca reconhecida e admirada por seus clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e investidores. Desde o mês de janeiro de 2020 vem neutralizando as emissões de suas viagens através do Programa Carbono Neutro Norsul, uma iniciativa inédita na cabotagem industrial brasileira.