Ceará chega a 193 areninhas com entregas em Mombaça, Poranga, Piquet Carneiro e Forquilha

11 de dezembro de 2020 - 18:35 # # # # #

Daniel Herculano Texto
Tiago Stille e Carlos Gibaja Fotos

Na tarde desta sexta-feira (11), o Ceará ganhou mais quatro areninhas nas cidades de Mombaça, Poranga, Piquet Carneiro e Forquilha, entregues pelo governador do Estado, Camilo Santana, através de evento virtual. Com mais esses quatro equipamentos esportivos, o Ceará totaliza 193 areninhas em funcionamento, sendo 124 delas no Interior e outras 69 na Capital, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. Ao lado do governador na transmissão ao vivo pelas redes sociais estavam o secretário do Esporte e Juventude (Sejuv), Rogério Pinheiro, o deputado federal Leônidas Cristino e o deputado estadual Queiroz Filho.

Durante a transmissão ao vivo, o governador informou que em breve lançará uma nova leva de areninhas aos municípios cearenses, e para isso que as prefeituras já busquem os espaços para os novos equipamentos esportivos. “Eu queria era estar nas inaugurações pessoalmente para jogar e fazer gol, pois sempre faço gol nas areninhas, mas teremos oportunidade nas próximas, pois todos os municípios cearenses ganharão mais areninhas no nosso novo projeto”, disse Camilo.

O valor total de investimento dos quatro equipamentos esportivos ultrapassou os R$ 2,5 milhões, com recursos do Governo do Ceará na execução da obra, e pelas respectivas prefeituras na urbanização dos entornos e terrenos cedidos. As areninhas serão administradas pelas secretarias de esporte de cada município, recebendo os protocolos sanitários de uso através da Sejuv.

Rogério Pinheiro também frisou a importância social do projeto das areninhas. “O projeto das areninhas é a maior política pública de esporte do País, que iniciou em Fortaleza e ganhou todo o Estado, e assim nos tornamos exemplo como um projeto de transformação social através do esporte para outros Estados do Brasil”.

O governador também listou que atualmente o Ceará possui mais 99 areninhas em execução, em obras ou em fase final de construção, e outras em processo de licitação. “Nossa meta é concluir as 300 areninhas já aprovadas em todo o Ceará, esse que é um dos maiores projetos de esporte e cidadania do Brasil”, ressaltou.