Complexo do Pecém encerra participação na Expolog em painel sobre as potencialidades do agronegócio

11 de dezembro de 2020 - 10:23 # # # # #

Ascom Complexo do Pecém

O Complexo do Pecém encerrou nesta quinta-feira, 10, sua participação na Feira Internacional de Logística (Expolog) 2020, que, neste ano, completou 15 anos de concepção e foi realizada, pela primeira vez, de modo on-line. Durante os dois dias de evento, representantes do Pecém estiveram presentes nos três diferentes seminários da feira, através de painéis, palestras e apresentação de cases, contribuindo para importantes discussões sobre a evolução do setor logístico.

Ontem, a diretora executiva de relações institucionais do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira, e a diretora de operações da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, Andréa Freitas, participaram do painel “Novos Mercados”, que fechou a programação do Seminário Logística no Agronegócio. Na ocasião, ambas destacaram a capacidade de todo o Complexo, composto por Área Industrial, Porto e ZPE, em oferecer soluções ao agronegócio.

“O agronegócio está diretamente relacionado à história do Porto do Pecém. Dessa forma, estamos sempre fazendo alterações e investimentos para trazer novas linhas e levar os produtos do Ceará ainda mais longe. Nossa batalha, hoje, é viabilizar uma linha de longo curso para a Ásia e assim ampliar as possibilidades para o produtor local”, destaca Rebeca Oliveira. “No caso da ZPE Ceará, um passo importante será a abertura do Setor 2, que será uma área com forte potencial de se tornar um grande cluster de alimentos”, complementa a diretora.

Iniciadas em junho deste ano, as obras de expansão (Setor 2) da ZPE Ceará, atingiram 60% de conclusão no fim de novembro. Com 137 hectares distribuídos em quatro módulos, a área tem como objetivo atrair empresas de pequeno e médio porte, o que traz boas possibilidades ao agronegócio, segundo afirma Andréa Freitas. “Há produtos com grande potencial, como é o caso do café, da cera e da polpa de frutas, que fazem parte de setores que podem estar dentro da ZPE. Com os benefícios fiscais e demais incentivos, chega a mais de 40% o ganho, tanto a nível de equipamentos, como também de insumos”, conta.

Ainda dentro da programação desta quinta-feira da Expolog, o gerente de negócios portuários do Complexo do Pecém, Raul Viana, participou do Seminário Oportunidades para os Jovens na Logística, onde falou sobre o case da YoungShip Brazil, com foco na promoção de jovens líderes para o futuro, de forma a impulsionar suas carreiras demonstrando ao mercado seus talentos.

Primeiro dia de evento

Ao longo da quarta-feira, primeiro dia de Expolog, o Pecém contou com representantes em dois painéis do XV Seminário Internacional de Logística. Em um deles, que abordou portos internacionais, a diretora executiva comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, debateu com representantes dos portos de Roterdã (Holanda) e de Valência (Espanha), além de Mike Wychocki, CEO da EagleRail Container Logistics, empresa logística localizada em Chicago (EUA).

Também no XV Seminário Internacional de Logística, o vice-presidente de operações do Complexo do Pecém, Cornelis Hulst, participou do painel “Cabotagem no Brasil – Nova Política Pública”, onde discutiu o tema com importantes autoridades do setor. Ainda na quarta-feira, o gerente de operações do Complexo do Pecém, José Alcântara Neto, apresentou um case sobre operações portuárias e multimodalidade, durante a programação do Seminário Oportunidades para os Jovens na Logística realizado pela Expolog 2020.

Estande Virtual

Além de contar com representantes em todos os três seminários da Expolog, o Complexo do Pecém também participou do evento através de um estande virtual, que podia ser acessado digitalmente. Nele, era possível assistir vídeos sobre a estrutura do Pecém, assim como acessar o site oficial, agendar reuniões de negócios e conferir uma apresentação completa e bilíngue sobre todo o Complexo, incluindo informações sobre a Área Industrial, Porto e ZPE Ceará.