Comunicadores do Governo do Ceará participam de capacitação com foco em conteúdo para as redes sociais
11 de dezembro de 2020 - 18:42 #assessoria de comunicação #redes sociais
Fhilipe Augusto - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos
Levar uma informação com qualidade e de fácil entendimento à sociedade é uma das diretrizes do Governo do Ceará. Para isso, a gestão tem promovido capacitações junto aos assessores de comunicação que compõem a estrutura governamental em secretarias e órgãos vinculados. Durante esta semana, de 7 a 11, mais de 100 comunicadores participaram da Semana de Aprimoramento em Comunicação Pública 2020, que trouxe o tema “Redes Sociais – A Comunicação Prioritária”.
Com esse foco nas plataformas de comunicação mais utilizadas no momento é que o evento online foi organizado pela Coordenadoria de Comunicação do Governo do Ceará, contando com o apoio da Escola de Gestão Pública e do Laboratório de Inovação e Dados (Íris). “As redes sociais são a ferramenta ideal para o contato direto com a população, noticiando, ouvindo as demandas, ofertando os serviços e mantendo um diálogo aberto. É fundamental atender os cidadãos e cidadãs da melhor maneira possível. E a capacitação, a troca de conhecimentos, são o caminho para essa melhora constante”, aponta o jornalista Chagas Vieira, secretário-Chefe da Casa Civil.
Os assessores assistiram a palestras de profissionais do segmento, envolvendo as seguintes temáticas: Estratégias e Insights Voltados ao Setor Público, pelo publicitário Thiago Peixoto; Comunicação Pública e Linguagem Simples, através da equipe do Íris; Comunicação Pública Digital, pelo jornalista Bruno Bacs; Noções Básicas de Técnica e Linguagem Fotográfica para Telefone Celular, com o fotógrafo profissional Drawlio Joca; e Transformando Deficiências e Fragilidades em Resultados, através da metodologia do Design Thinking, pelo consultor em Gestão de Projetos, Marcus Rodrigues.
Planos de ação e estratégico
Os assuntos problematizados serão refinados em momentos posteriores para a construção do plano de ação e o plano estratégico das redes sociais para 2021. Para Raphaelle Batista, assessora de comunicação da Escola Porto Iracema das Artes, finalizar um ano tão desafiador como 2020 com um momento de formação e integração com todas as equipes de comunicação do Governo foi um “grande presente”. “Conhecer as diferentes realidades, estratégias e ideias foi muito enriquecedor. As mídias sociais são uma ferramenta importantíssima para comunicação direta com a sociedade, então, entendermos o funcionamento e as possibilidades dessas mídias é fundamental. A Semana certamente vai nos ajudar a planejar as ações para o próximo ano com mais segurança e criatividade”, enalteceu.