Plantio de mudas em unidades de conservação presta homenagem às vítimas da Covid-19

14 de dezembro de 2020 - 11:17 # # # # # #

Ascom Sema - CARGO

Na manhã do último sábado (12/12), familiares e amigos de vítimas da Covid-19, puderam, nas regiões do Maciço de Baturité e Metropolitana de Fortaleza, prestar homenagens aos seus entes queridos plantando uma muda de árvore nos Bosques da Memória, inaugurado hoje, no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia e no Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara-Suja, em Guaramiranga.

A campanha de caráter nacional, além de homenagear os que partiram e aos profissionais de saúde no Brasil, ao mesmo tempo busca recuperar florestas. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. No Ceará, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Para o Secretário Artur Bruno, “além de eternizar a lembrança dos mortos pela pandemia, o ato protesta contra o desmatamento e outros ataques cometidos contra a natureza”.

Em Guaramiranga, inicialmente, o Capuchinho Frei Elder fez uma benção no local do plantio, o Sítio Campo do Batalha, sede do REVIS e em seguida plantou uma muda em memória de Frei Roberto, vítima do coronavírus. “Por muito tempo ele morou em Guaramiranga e eu não poderia deixar de prestar essa homenagem simbólica”, disse. “Também homenageamos o Sr. Francisco Valentim da Silva, que morou 31 anos, aqui no Sitio”, conta Patrícia Jacaúna, gestora da unidade de conservação (UC). “Plantamos a muda nas ruínas da casa onde ele residiu por todos esses anos”, completa.

No Parque Botânico foi reservado um espaço com três semicírculos concêntricos para o plantio das espécies nativas. Segundo o gestor da UC, George Feijão, o local estará aberto a todos os interessados em participar ou colaborar com a campanha Bosque da Memória. “Hoje foi o lançamento, mas as pessoas poderão vir aqui a qualquer dia, pois o plantio poderá ser feito ao longo dos próximos seis meses”, explicou. É preciso informar ao Parque que deseja realizar o plantio e isso poderá ser feito através do email: parquebotanico@sema.ce.gov.br.

Postos Avançados

O plantio também ocorreu no Parque Estadual do Cocó. “As três UCs foram escolhidas por se tratarem de Postos Avançados da Mata Atlântica e onde encontram-se remanescentes do bioma, com excelente grau de preservação”, disse o Secretário-Executivo da Sema, Fernando Bezerra, representante oficial do Ceará, no Conselho da RBMA.

Em maio desse ano, as três UCs receberam o título de Postos Avançados da Mata Atlântica. Para que uma área seja reconhecida como posto avançado, é necessário que os seus responsáveis desenvolvam pelo menos duas das três funções básicas determinadas pela Reserva: proteção da biodiversidade; desenvolvimento sustentável e conhecimento científico.