Íris – Laboratório de Inovação do Governo do Ceará recebe Medalha Espírito Público

15 de dezembro de 2020 - 21:08 # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

O laboratório foi reconhecido pelas ações desenvolvidas em cooperação com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)

Com o início da pandemia do novo coronavírus, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará voltou seus esforços para um conjunto de ações de enfrentamento à Covid-19. Nesta terça-feira (15/12), o laboratório foi reconhecido pelo impacto de seu desempenho na busca por soluções para mitigar os danos da Covid-19, sendo agraciado com a Medalha Espírito Público.

Cooperando com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e em parceria com o Programa Cientista Chefe da Funcap, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), o Íris trabalhou para acelerar e implementar as soluções Plantão Coronavírus, Boletim Digital Covid-19, Sistema de Priorização de Exames, Rede Neural de Captura de Sintomas e Mapas de Kernel (Geointeligência).

Conforme destaca José Macedo, professor da UFC e cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, “essas soluções e ferramentas contribuem para integrar e gerar dados confiáveis que auxiliam no processo de tomada de decisões no estado”.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris, fala sobre o reconhecimento e destaca que a homenagem é para todas as pessoas que fazem o Governo do Ceará. “Trabalhar em cooperação é parte da missão do Íris. Esse reconhecimento nos impulsiona a continuar acelerando e fomentando a cultura de inovação no estado para oferecer, cada vez mais, melhores serviços à população”.

Soluções de enfrentamento à Covid-19 com participação do Íris

– Plantão Coronavírus

Plataforma multicanal de teleatendimentos de saúde

– Boletim Digital Covid-19

Documento com dados epidemiológicos e assistenciais ligados à Covid-19

– Sistema de Priorização de Exames

Integrador de informações de sistemas de notificação e de laboratórios públicos e privados que realizam exame para Covid-19

– Rede Neural de Captura de Sintomas

Identificador automático de sintomas e/ou doenças presentes nos fluxos conversacionais de teleatendimentos da saúde

– Mapas de Calor (Geointeligência)

Instrumentos para entender a disseminação da doença no Ceará

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.

 

Ouça:

O cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará, José Macedo, fala sobre o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Íris e seus colaboradores.

José Macedo fala das soluções desenvolvidas para auxiliar no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

O professor José Macedo explica em quais pilares se apoia o Laboratório Íris para o desenvolvimento da sua missão.