Duplicação de rodovia entre Itarema e Acaraú tem implantação de piso intertravado em 2 trechos

18 de dezembro de 2020 - 11:07 # # # # #

Jóslen Herbster, Ascom SOP - Texto e fotos

 

Além de encurtar distâncias, o Governo do Ceará, através do programa Ceará de Ponta a Ponta, também tem se preocupado em levar desenvolvimento econômico aliado a menores impactos ambientais. Um bom exemplo é a duplicação do segmento da CE-085 que liga os municípios de Itarema e Acaraú, onde atualmente está em implantação a pavimentação intertravada em dois trechos urbanizados, na saída de Itarema e em Juritianha, distrito de Acaraú. Ela é feita através de blocos de concreto, que confere mais segurança viária e melhora o conforto térmico.

Com isso, a obra atinge 66% de apronto. A duplicação, executada através da Superintendência de Obras Públicas (SOP), vai beneficiar moradores e turistas do Litoral Norte ao diminuir o tempo gasto com deslocamento e contar com mais segurança viária.

A região em que Itarema e Acaraú estão localizadas é importante economicamente, com relevante ocupação habitacional, o que ocasiona grande fluxo de veículos. Ambas estão entre os 50 municípios do Ceará com maior população estimada, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), somando cerca de 105 mil habitantes.

Este novo intervalo de pista dupla da CE-085 tem um total de 24,2 km, com investimento de R$ 57.764.440,43 provenientes do Tesouro do Estado e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os recursos são aplicados em serviços de proteção ambiental, drenagem, bueiros, pontes, pavimentação, revestimento asfáltico e sinalizações horizontal e vertical.