Hospital São José participa de treinamento da ESP para uso do capacete respirador Elmo

18 de dezembro de 2020 - 15:35 # # # # # # #

Renato Abê - Ascom HSJ - Texto e Fotos


Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Hospital São José (HSJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participaram de treinamento teórico e prático para uso do capacete Elmo, equipamento de respiração assistida para tratar pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19. Realizada na manhã da sexta-feira, 18, a ação formativa foi ministrada por profissionais da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), cujo superintendente, Marcelo Alcântara, é o idealizador do Elmo. O capacete tem se mostrado fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“O Hospital São José é referência estadual para pacientes com Covid-19 e esse treinamento é muito importante para que todos se preparem para utilizar essa nova tecnologia disponível para cuidar desses pacientes que necessitam muito de monitoramento ventilatório”, aponta Lisandra Serra, infectologista e médica intensivista do HSJ. Ela destaca ser essencial que os profissionais da saúde tenham acesso a todas as alternativas possíveis para tratar pacientes com diferentes quadros de Covid-19.

Durante o treinamento, os profissionais debateram sobre o conteúdo teórico de funcionamento da ferramenta e, logo em seguida, já puderam ter uma experiência prática. A didática implementada pela ESP incluiu a presença de um paciente fictício, o ator Eudiston Paixão, que participou da simulação utilizando o capacete. “A dinâmica do treinamento é eficiente para que os treinados já possam aplicar o que aprenderam e ver realmente quais são os desafios desse método”, completa Lisandra, que participou das simulações.

Uma das facilitadoras da ação foi a fisioterapeuta Cleoneide Oliveira, assistente educacional da ESP. “É fundamental que os profissionais tenham certeza da utilização adequada e segura do dispositivo. O Elmo veio realmente para salvar vidas e buscar a prevenção da intubação”, pontua. Os 15 médicos, enfermeiros e fisioterapeutas convidados para o treinamento integram a equipe da UTI e das duas alas exclusivas para Covid-19 no HSJ. “Cada um aqui é responsável pela informação que recebeu. Eles serão agentes multiplicadores e vão levar esse conhecimento para todo o hospital”, afirma Cleoneide.

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) já havia participado do mesmo tratamento e, no dia 9 de dezembro, recebeu unidades do capacete para utilização em pacientes com Covid-19. Mesmo antes de receber o dispositivo, o Hospital São José já tem se antecipado para trabalhar como Elmo, que deve chegar à unidade nas próximas semanas. Na manhã desta sexta-feira, 18, o governador Camilo Santana recebeu 250 capacetes da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Do total, 200 equipamentos serão destinados a hospitais públicos e 50 para a ESP.