Selo Lazer Seguro é entregue ao primeiro hotel no Estado

18 de dezembro de 2020 - 15:45 # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Texto
Fátima Holanda - Fotos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) concedeu o Selo Lazer Seguro ao Hotel Sonata de Iracema nesta sexta-feira, 18 . O estabelecimento é o primeiro a receber a certificação, que tem como objetivo reconhecer o cumprimento de medidas de prevenção à Covid-19. O decreto elaborado pelo Governo do Estado determina que os hotéis devem apresentar o Selo para funcionar entre os dias 15 de dezembro e 4 de janeiro.

Com a chegada da alta estação e o maior fluxo de turistas no Estado, a iniciativa é fundamental para garantir a segurança de turistas e profissionais da rede hoteleira. “Receber os turistas de forma segura é o que há de mais importante neste momento. Com o Selo, você se preocupa com ambiente, forma do trabalho e com o trabalhador”, explica o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto.

Para solicitar o Selo Lazer Seguro, o hotel deve fazer a solicitação pela plataforma Saúde Digital. O estabelecimento deve elaborar um plano de contingência e submetê-lo à aprovação da Sesa. É necessário, também, atualizar a licença sanitária e apresentar documentos que comprovem procedimentos de limpeza e higienização.

“Estamos trabalhando com as vigilâncias sanitárias do Estado e municipais para que os Selos sejam liberados o mais rápido possível. O Selo averígua o cumprindo dos critérios de biossegurança pelos hotéis. As regiões de Saúde já estão se articulando”, destacou Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

A diretora do Hotel Sonata de Iracema, Ivana Bezerra, explica que a empresa tem seguido os protocolos de segurança desde o início da pandemia. Para ela, a conquista do Selo é uma forma de reconhecimento. “O Selo confirma que as nossas ações e esforços em relação ao cumprimento do decreto e do que foi repassado pela Sesa valeram a pena. Fomos presenteados”, comemorou.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH), Regis Medeiros, acompanhou a entrega do Selo e ressaltou a importância da certificação. “O Selo chancela o destino do Ceará como um destino responsável e que está trabalhando da maneira como pode para combater a Covid-19. As pessoas podem se sentir mais seguras, pois o Ceará está trabalhando em prol dessa segurança”, comenta.

Programa Estabelecimento Seguro

A Sesa criou o Programa Estabelecimento Seguro para certificar empresas dos setores de ensino, serviços e lazer que seguem protocolos para evitar a transmissão da Covid-19. A ação é uma maneira de incentivar a reabertura do comércio e o retorno das atividades presenciais de forma responsável, garantindo a segurança da população. O Selo Lazer Seguro é voltado para restaurantes, hotéis, parques infantis, entre outros empreendimentos. Já o Selo Ensino Seguro é concedido para instituições da área da educação.

Além do Sonata Iracema, até o momento, mais 21 estabelecimentos tiveram liberação do Selo. São eles:

1. Holiday Inn Fortaleza
2. Fortaleza Atlântico Hotel
3. Bristol Jangada Fortaleza
4. Remanso Hotel de Serra
5. Hotel Bristol Guararapes
6. Portal da Praia Hotel
7. Comfort Hotel Fortaleza
8. Villa Del Mar Praia Hotel
9. Intercity Hoteis
10. Cedros Pousada
11. Hotel São Vicente
12. Hotel Beira Mar
13. Zorah Beach Hotel
14. Hotel Porto Belo
15. Ello Hotel
16. Hotel Praia Centro
17. Pousada Recanto do Mar
18. Beach Park Hotéis e Turismo S/A
19. Hotel Canteiros
20. Abrolhos Praia Hotel
21. Hotel Beira Mar

Fique por dentro das especificações do decreto especial para festas de fim de ano.