Bebês internados no HGWA participam de ensaio fotográfico natalino

21 de dezembro de 2020 - 11:16 # # # # #

Camila Vasconcelos - Texto
Alcynar Souza - Fotos

Os bebês internados na Unidade Neonatal do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, participaram de um ensaio fotográfico especial de Natal. Usando gorrinhos de Papai Noel e um babador com a frase “Respeita minha historinha”, os pequenos fizeram caras e bocas para a lente da fotógrafa Alcynar Souza, convidada para registrar o momento especial.

O ensaio está entre as ações de humanização da equipe multiprofissional de saúde do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (Cetip) do HGWA. “A intenção é que os pais tenham uma lembrança da passagem do filho pelo hospital e que possam, futuramente, compartilhar um pouco dessa história”, disse a psicóloga Joyce Hilario Maranhão.

Todas as fotos serão reveladas e entregues aos pais das crianças. A dona de casa Karleni de Andrade, 26, mãe do prematuro José Neto, de 15 dias, acompanhou as fotos de perto e aprovou a iniciativa. “Eu gostei demais da ideia de fotografar os nenéns. Para mim, será um presente inesquecível. Muito obrigada à fotógrafa e ao hospital por essa lembrança. Quando meu filho crescer, vou mostrar a foto com muito carinho”.

Os bebês que participaram das fotos estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, na Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e na UTI Pediátrica do HGWA. Para que as fotos fossem realizadas, todas as medidas de prevenção à Covid-19 foram seguidas pela equipe.

Fotógrafa há três anos, Alcynar Souza diz que a oportunidade de registrar um pouco da rotina dos bebês no hospital foi especial. “É o registro de um momento que não volta. Quando recebi o convite, aceitei na hora, principalmente pelo fato de, nesse momento de pandemia, os pais não conseguirem acompanhar seus filhos toda hora e, principalmente, por não poderem estar com eles em casa. A fotografia aproxima”, conta.