Escola de Saúde Pública capacita profissionais de saúde para uso do capacete Elmo em pacientes

23 de dezembro de 2020 - 15:58 # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP Texto e Fotos

Facilitadores demonstram a aplicação do Elmo em ator no papel de paciente.

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), está capacitando profissionais de saúde para o uso do capacete respiratório Elmo, equipamento de respiração assistida eficaz no tratamento de pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19. Nos próximos três meses, devem ser treinadas 285 pessoas, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos que atuam na linha de frente da pandemia.

A capacitação acontece no Centro de Simulação Realística da ESP/CE, espaço que permite o desenvolvimento de habilidades clínicas. As estações de treinamentos de habilidades contam com um ator para representar o paciente e fazer uso do capacete.

“A simulação realística é uma metodologia que, nos treinamentos, projetamos o contexto clínico da aplicabilidade do Elmo da forma mais real possível. É um ambiente seguro de aprendizagem, onde eles vão poder errar, praticar e iniciar o desenvolvimento da habilidade e, com o passar da execução, desenvolver o manejo adequado do dispositivo Elmo”, destaca Rafael Dantas, gerente do Centro de Simulação Realística da ESP/CE.

A formação, iniciada com discussão de conteúdo teórico sobre o dispositivo, permite ainda a experiência com o processo de manejo, que envolve a montagem, utilização no paciente, desmontagem e desinfecção do equipamento.

“Existia uma ansiedade muito grande para termos acesso ao Elmo, que é uma importante alternativa de tratamento ao paciente. O treinamento foi bastante eficaz e a gente sai preparado para lidar com diversas situações no uso desse equipamento. O capacete é uma carta na manga que temos agora”, conta Nicole Pinheiro, médica emergencista do Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Multiplicadores

Os participantes treinados para cuidar dos pacientes repassarão o aprendizado aos demais profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19. Desenvolvido por pesquisadores cearenses, o Elmo já tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido em escala industrial. Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Força-tarefa

O projeto Elmo foi idealizado e desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

O treinamento de habilidades do equipamento Elmo tem apoio da Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza e do Centro Universitário Estácio do Ceará. Já foram capacitados profissionais de unidades como o Hospital São José (HSJ), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Messejana. Na próxima semana, serão capacitados profissionais do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, adquirido pelo Governo do Ceará durante a pandemia.

 

 

Ouça:

De acordo com o gerente do Centro de Simulação Realística da ESP, Rafael Dantas, devem ser treinados 285 profissionais de saúde nos próximos três meses.

Segundo Rafael Dantas, os profissionais capacitados pela Escola de Saúde Pública também são preparados para replicarem as habilidades adquiridas nas unidades de saúde em que atuam.