Gestores da Secretaria da Saúde do Estado visitam a estrutura de ultra freezers da UFC

23 de dezembro de 2020 - 09:28 # # # # # #

Fátima Holanda - Ascom da Sesa

Na tarde dessa terça-feira, 22, gestores da Secretaria da Saúde do Ceará foram visitar a estrutura de oito freezers de alta potência para o armazenamento das vacinas contra a Covid-19. Os equipamentos pertencem à Faculdade de Medicina da UFC e têm capacidade para conservar a uma temperatura de 70 graus negativos. Caso precise usar esses freezers será assinado um termo de cooperação entre a Sesa e a UFC.

A Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, esteve presente durante a visita. “É uma preparação para que o Estado do Ceará possa receber essas vacinas que precisam de temperaturas negativas, pois já temos estruturas para receber as vacinas que ficam temperaturas positivas”, destacou Magda.

A vacina da Pfizer ainda não está fechada para ser recebida no Estado, essa é só uma preparação caso aconteça a aquisição. Está sendo adequada a logística para que os municípios mais perto dos centros onde existem esses freezers possam receber a vacina da Pfizer. Outras duas universidades também estão sendo analisadas, pois possuem essas estruturas. São elas, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a UFC de Sobral .

Na última sexta-feira, 18, o Secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), esteve ao lado do reitor da UFC, Cândido Albuquerque, olhando in loco esses refrigeradores. Na ocasião foram disponibilizados a Sesa esses equipamentos. Desde o começo da pandemia da Covid-19, a Universidade Federal do Ceará, tem sido uma grande aliada da Sesa.