Ceará Científico é selecionado para receber recursos para o desenvolvimento de projetos

29 de dezembro de 2020 - 15:36 # # # # # #

Ascom Seduc

O Projeto Ceará Científico 2021, da Secretaria da Educação (Seduc), foi submetido à chamada pública de apoio a feiras de ciências e mostras científicas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, tendo sido a única iniciativa de Secretaria Estadual de Educação a ser beneficiada com a ação.

Assim, a Seduc receberá o incentivo de R$ 70.200,00, que serão destinados ao financiamento de bolsas de estudo e de itens de custeio. Ao todo, 30 alunos receberão bolsas de Iniciação Científica Júnior e quatro professores orientadores terão acesso a bolsas de Apoio Técnico em Extensão no País. Os bolsistas serão selecionados conforme os critérios que serão divulgados no edital do Ceará Científico 2021.

A chamada pública do Governo Federal tem o objetivo de contemplar eventos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas, como instrumentos de popularização da ciência.

O Ceará Científico atende às exigências da chamada, à medida que promove o intercâmbio científico, artístico e cultural nos âmbitos escolar e comunitário, incentivando a construção e o desenvolvimento de pesquisas, popularizando a arte, a cultura, as ciências e as tecnologias, com a condução dos próprios estudantes, sob a orientação de seus professores.

Além disso, o evento estimula a construção de projetos que promovam a integração curricular das disciplinas, enaltecendo a interdisciplinaridade e/ou a transdisciplinaridade do tema abordado, fortalecendo a interface do conhecimento com o cotidiano escolar de forma permanente.

Sobre o projeto

O Ceará Científico é o itinerário científico anual da SEDUC e possui três etapas: Escolar, Regional e a Estadual. Na Etapa Escolar os projetos são desenvolvidos e apresentados na escola de forma curricular e por afinidade dos estudantes pela temática a ser pesquisada. Os trabalhos que se destacam na etapa escolar seguem para a etapa Regional.
A Etapa Regional é desenvolvida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR). Os trabalhos que se destacam em cada Regional seguem para a etapa Estadual.

A Etapa Estadual ocorre em Fortaleza e reúne os projetos escolares destaque de toda a rede pública estadual, distribuídos em oito categorias e um total de 184 equipes e mais de 750 participantes. Os projetos são expostos e visitados por mais de 2 mil pessoas a cada ano. Os projetos escolares premiados na etapa Estadual recebem financiamento para representar o estado nos principais eventos nacionais e internacionais. O Ceará é destaque em premiações dentro e fora do Brasil.