Escola de Saúde Pública atualiza protocolo de manejo clínico da Covid-19

29 de dezembro de 2020 - 15:32 # # # # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP - Texto
Júlio Lopes - Arte Gráfica

Já está disponível a nova versão do protocolo de manejo clínico do paciente com Covid-19. O documento, que traz uma série de orientações aos profissionais de saúde acerca do tratamento da doença, foi desenvolvido pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por uma equipe de profissionais e especialistas de referência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A atualização pode ser conferida no hotsite coronavirus.ceara.gov.br e no aplicativo iSUS, disponível em Android e IOS.

Uma das principais novidades é o formato, ainda mais intuitivo. “A nova versão do manejo clínico se propõe a oferecer um acesso eficaz e direcionado ao profissional de saúde que deseja esclarecer mais rapidamente suas dúvidas sobre o atendimento de pacientes”, explica o consultor em infectologia da ESP/CE, Keny Colares.

Há informações acerca dos procedimentos para cada estágio de atendimento de casos de Covid-19, desde a transmissão, manifestações clínicas, os tipos de testes e diagnósticos. Também estão presentes conteúdos sobre a abordagem clínica, o tratamento com terapia antiviral, antimicrobiana, imunomoduladora, anticoagulante e oxigenoterapia, assim como prevenção e controle da infecção.

As orientações foram aprofundadas nos casos da atenção primária e secundária de saúde. “Estes casos são o de maior fluxo de pacientes, justamente onde é preciso disponibilizar mais orientações aos profissionais de saúde”, ressalta Keny Colares.

A atualização foi feita após extenso levantamento de bibliografia, levando as considerações mais recentes da pandemia estabelecidas pelo Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e o Department of Health and Human Services (HHS), órgão americano equivalente ao Ministério da Saúde no Brasil.

 

Ouça:

A atualização pode ser conferida no hotsite coronavirus.ceara.gov.br e no aplicativo iSUS, disponível em Android e IOS. Sobre a inovação, fala o consultor em infectologia da ESP/CE, Keny Colares.

Segundo o consultor Keny Colares, as recomendações se baseiam nas orientações das principais instituições de saúde e nos principais estudos do mundo sobre o assunto.