Centro Socioeducativo realiza projeto de hortifruticultura em parceria com o IFCE

8 de janeiro de 2021 - 10:47 # # # # #

Lígia Duarte - Ascom Seas

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará(IFCE), localizado no município de Iguatu, está realizando atividades de hortifruticultura dentro do Centro de Semiliberdade de Iguatu. O projeto, que está acontecendo desde outubro de 2020, consiste no cultivo de frutas e verduras para o consumo na unidade.

Para iniciar as atividades, um técnico IFCE foi à unidade para repassar as técnicas de plantio e cuidados. O socioeducador e técnico agrícola, Deusimar de Paiva, está dando continuidade às orientações para os jovens em cumprimento de medida de semiliberdade, sobre as funcionalidades das frutas e verduras popularmente conhecidas em nossa região, e como manusearem seu plantio até o processo de recolher para autoconsumo.

Segundo a diretora da unidade de Iguatu, Adriana Chaves, esse projeto de hortifruticultura para socioeducacão é importante por permitir aos jovens o desenvolvimento do ensino aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais, senso de responsabilidade e sensibilidade quanto às questões ambientais. Ainda contribui para que os adolescentes vislumbrem novos horizontes e encontrem novas perspectivas de vida através do cuidado com as plantas. Nesse projeto estão sendo plantados: cheiro verde, tomate cereja, cebolinha, melancia, cenoura, couve manteiga, para serem consumidos na unidade.”

Os adolescentes realizam atividades de cuidados na hortifruticultura três dias por semana.