Corpo de Bombeiros e Ciopaer atuam no combate a incêndio no Dias Macedo

8 de janeiro de 2021 - 15:53 # # # # #

Ascom SSPDS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram acionados, nessa quinta-feira (7), com o objetivo de debelar um incêndio em vegetação em Fortaleza. A ocorrência foi registrada no bairro Dias Macedo, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7), no Condomínio Espiritual Uirapuru.

Ao todo, 14 bombeiros militares em quatro viaturas atuaram na ocorrência, sendo duas de combate a incêndio, um tanque (caminhão pipa) e uma viatura off-road com o kit para incêndio florestal. O efetivo empregado é lotado na 3ª Companhia do 1° Batalhão de Bombeiro Militar (Quartel Central). A equipe a bordo da Fênix 08 da Ciopaer utilizou um método de controle ao fogo conhecido por Bambi Bucket, que consiste na utilização de um reservatório de lona com capacidade para captar de 550 ou 910 litros de água. A captação da água ocorreu em um reservatório próximo ao local do incêndio.

Os bombeiros militares estabeleceram três frentes de combate, sendo uma pela Rua Capricho com Rua L, numa posição defensiva contra o vento. A posição era desfavorável ao combate, mas necessária para conter as chamas e fumaça que avançava sobre as residências da região. O fogo foi controlado por volta das 15h24min. Ninguém ficou ferido e nenhuma casa foi atingida.