Laboratório de Identificação de Desconhecidos da Pefoce identifica homem que estava inconsciente em hospital

12 de janeiro de 2021 - 16:46 # # # # # # #

Ascom Pefoce - Texto e Fotos

Equipes do Laboratório de Identificação de Desconhecidos (LID) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) identificaram um homem que estava desaparecido e foi encontrado em um hospital de Fortaleza, em estado inconsciente. O homem deu entrada na unidade hospitalar, no dia 29 de dezembro de 2020, e não portava nenhum tipo de documento. A Pefoce foi acionada e, por meio do aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA), junto com a perícia de análise das impressões digitais do paciente, foi possível localizar os dados do homem de 42 anos de idade e encontrar a sua família.

De acordo com Humberto Quezado, do LID, a Pefoce recebeu um ofício do hospital solicitando a perícia papiloscópica (por meio das impressões digitais) para identificar e auxiliar na localização dos familiares do paciente. O homem teve um mal súbito em via pública e foi levado em estado grave ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A equipe do LID atendeu prontamente ao pedido do hospital e, no momento do atendimento, foi utilizado o aplicativo PCA, desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa biométrica realizada através do dispositivo localizou dois prováveis candidatos, e a confirmação da identidade do paciente foi realizada após a perícia do LID.

Conforme Humberto Quezado, as impressões digitais coletadas do paciente foram inseridas no banco de dados da Pefoce, e o sistema o identificou e forneceu importantes dados cadastrais do homem. As informações foram repassadas para o serviço social do hospital, que localizou os parentes do paciente. A família informou que o procurava desde o dia 28 de dezembro. O homem segue internado no hospital, agora identificado e acompanhado por parentes.

PCA

O aplicativo Portal de Comando Avançado (PCA) foi desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), com o objetivo de fornecer informações gerenciais para a área operacional e administrativa da SSPDS. O app integra as bases civil e criminal da população do Estado, dados de veículos e motoristas, biometria e o reconhecimento facial. O uso é exclusivo de profissionais da segurança pública do Ceará.