SSPDS se reúne com Seopi para conhecer ferramenta de inteligência de divisas e fronteiras

13 de janeiro de 2021 - 11:25 # # # # #

Ascom SSPDS

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado do Ceará, Sandro Caron, se reuniu, na tarde desta terça-feira (12), com o secretário de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Jeferson Lisbôa Gimenes. Os representantes do Governo Federal estiveram na sede da pasta cearense com o objetivo de realizar uma visita técnica voltada ao intercâmbio de conhecimento e boas práticas que acarretaram em bons resultados nos indicadores criminais.

“Ratifico a grande parceria que a gente vem tendo com a Seopi, desde o primeiro contato. É o que sempre falo quando interajo com colegas de outros estados. Quando se trata de segurança pública, ou todo mundo ganha ou todo mundo perde. Essa é a nossa visão aqui na Secretaria. Não há como termos sucesso trabalhando de forma isolada, até porque todos os fenômenos ocorrem em nível de País”, destacou Caron.

A comitiva oriunda da Seopi apresentou o funcionamento do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia), executado pela Coordenação-Geral de Fronteiras da Secretaria de Operações Integradas. A ferramenta age sob o conceito de vigilância, integração, governança, interoperabilidade e autonomia (Vigia).

“Um dos principais motivos da nossa visita é apresentar o programa Vigia. A Coordenação-Geral de Fronteiras também envolve a situação de divisas, o que seria o caso específico do Estado do Ceará. A nossa finalidade é realmente auxiliar na redução de criminalidades. É lógico que os senhores avaliarão as suas necessidades“, destacou o secretário da Seopi, Jeferson Lisbôa.

Além de Sandro Caron, o secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga; o secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano Sales; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o coordenador de Inteligência (Coin) da SSPDS, Nelson Pimentel; e a coordenadora de Planejamento Operacional (Copol) também da Secretaria da Segurança, Socorro Portela, participaram da reunião.

Já a comitiva da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) foi composta pelo diretor de inteligência, Thiago Marcantonio Ferreira; pelo coordenador-geral de Fronteiras (CGFron), Saulo de Tarso; pelo gerente administrativo da CGFron, Gustavo Luis Dantas; e pelo servidor mobilizado da CGFron, João Fernando Henrique Pinheiro Filho.