Ceará é finalista no VI Prêmio GpRD 2020 do BID

14 de janeiro de 2021 - 16:46 # # # # # #

Ascom Seplag

 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), recebe reconhecimento internacional após o Modelo de Gestão para Resultados do Ceará se posicionar entre os três finalistas da categoria Geral (Províncias e Estados) do VI Prêmio Anual Gestion para Resultados en el Desarrollo 2020, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados de Desenvolvimento (CoPLAC-MpRD).

A premiação visa reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão para resultados desenvolvidas pelos governos e gestores nacionais, estaduais e municipais dos países da América Latina e Caribe. O Prêmio Gestão para Resultados do Desenvolvimento (Prêmio GpRD) foi concedido nas edições anteriores a funcionários de alto nível de diferentes partes do mundo por seu trabalho em seus países em questões de Gestão para Resultados do Desenvolvimento.

“O trabalho que estamos desenvolvendo já vinha conquistando espaço no Brasil nos últimos anos e agora esse reconhecimento internacional vindo da CoPLAC-MPRD/BID, posiciona a Seplag como instituição de excelência reconhecida por desenvolver e implementar modelos efetivos de planejamento e gestão, além de ser mais um incentivo para continuarmos trabalhando para o fortalecimento da gestão pública orientada para resultados no Ceará”, diz o orientador da Célula de Gestão para Resultados, Everton Maciel.

O Ceará também é finalista em outra categoria do VI Prêmio GpRD 2020 com uma propostas submetidas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, com a colaboração dos técnicos da Seplag. “O reconhecimento dessa iniciativa setorial é resultado do trabalho que nossa equipe vem desenvolvendo junto dos órgãos estaduais visando a identificação de iniciativas setoriais orientadas para resultados, portanto, a escolha dessa proposta pela CoPLAC-MPRD/BID, reforça a missão da Seplag de promoção e coordenação do planejamento e da gestão do Estado, contribuindo para a integração e a efetividade das políticas públicas”, afirma Everton Maci.

A solenidade de entrega dos prêmios acontecerá Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe, em 2021, na cidade de Buenos Aires, Argentina, quando serão anunciados os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria. Devido a pandemia ainda não foi definido a data.

Finalistas Categoria Geral – Províncias e Estados

Monitoreo y Evaluación de los Acuerdos de Resultados en Ceará (Estado do Ceará, Brasil)

Plataforma de Monitoreo del Plan de Desarrollo Estratégico Salta 2030 (Província de Salta, Argentina)

Minas Comunica II: Telefonía Móvil para Intensificar la transformación digital de los distritos Mineiros (Estado de Minas Gerais, Brasil)

Finalistas Categoria Monitoramento e Avaliação – Províncias e Estados

Sistema de Geo-referenciamiento Operacional en el sector de Seguridad Pública (Estado de Ceará, Brasil)

Consideración de los pilares de la GpRD como hilo conductor para la Planificación y diseño de auditorías de desempeño (Estado de Guanajuato, México)

Evaluación con enfoque sustentable de la Gestión de Residuos Sólidos (Estado de Durango, México)

Sobre a CoCoPLAC-MpRD/BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional com sede na cidade de Washington, EUA, criada no ano de 1959 com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe. O BID tem como prioridades a redução da desigualdade e a melhoria dos serviços públicos, incluindo a eficiência nos gastos das administrações.

A Comunidade de Profissionais e Especialistas da América Latina e do Caribe em Gestão para Resultados do Desenvolvimento (CoPLAC-MpRD) iniciou seu trabalho em meados de 2005 como um componente-chave no processo de aumento da capacidade sustentável em nível nacional. A CoPLAC-GpRD é uma rede composta por grupos de partes interessadas em nove núcleos: 1. Rede Orçamento para Resultados; 2. Rede de Monitoramento e Avaliação; 3. Fórum Parlamentar sobre MfDR; 4. Rede Executora do PRODEV; 5. Rede da Sociedade Civil; 6. Rede de Governos Subnacionais; 7. Rede de Planejamento; 8. GpRD e Rede do Setor Privado; 9. Rede de Sistemas Nacionais de Investimento Público.

Para saber mais sobre o Modelo de Gestão para Resultados, clique aqui.

 

Ouça:

O orientador da Célula de Gestão para Resultados, Everton Maciel, destaca o Ceará como reconhecido por suas iniciativas de gestão. Para ele, o resultado é fruto de uma soma de investimentos por parte do Governo do Ceará. Ele fala da importância da premiação.