Com mais de 90 mil doações de sangue, Ceará divide estoque com outros Estados na pandemia

19 de janeiro de 2021 - 13:08 # # # # #

Natassya Cybelly - Ascom Sesa Texto e Foto
Roberto Pacheco Arte Gráfica

A rotina de doação de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), teve de passar por mudanças desde o início da pandemia de Covid-19. As doações de sangue passaram a ser marcadas com antecedência, o horário de atendimento foi ampliado e novos postos de coleta foram implantados. O que se manteve foi o compromisso de doadores: entre janeiro e dezembro de 2020, o Hemoce recebeu mais de 90 mil doações de sangue, quantidade que atendeu pacientes cearenses e de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais.

Guilherme da Costa foi um desses doadores. Com o período pandêmico, o estudante refletiu sobre a necessidade da ação. “Nesse cenário da pandemia, consegui perceber meu lugar de privilégio na sociedade, porque passei meses em casa e senti tédio. Acontece que, no meio desse tédio, percebi que eu só estava em casa porque tinha alguém na rua, trabalhando, longe de casa, se expondo à doença. Então, se tem algo que aprendi no meio desse caos todo, foi olhar para o outro”, afirma.

Uma das atitudes do jovem para ajudar quem mais precisa foi realizar a doação de sangue – pela primeira vez. Além de doar, ele decidiu comemorar a data de aniversário na sede do Hemoce e convidou amigos e familiares para celebrar o momento realizando as doações. “Pensei que poderia ser legal para as pessoas que receberiam e para os meus amigos que iriam a um lugar diferente fazer uma ação legal não só pra mim”, reconhece.

O plano, ele conta, é manter como hábito a doação de sangue e, assim, continuar ajudando a salvar vidas. “Já fiz a minha segunda doação. Pra mim, não tem como não continuar indo, porque eu tiro só 20 minutos do meu dia, a cada 2 meses; não me faz falta alguma, mas sei que ajuda muito”.

Doação de sangue regular

Em 2020, mais de 48% das doações recebidas no Hemoce foi de doadores regulares, ou seja, de pessoas que doam mais de uma vez por ano. “Esse doador regular é uma pessoa consciente do seu papel solidário e nós precisamos relembrar que quem precisa receber a transfusão, conta com o doador que esteve doando há pelo menos 24 horas atrás, pois o sangue passa por uma bateria de exames e análises até ser distribuído para os hospitais”, explica Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Entre janeiro e dezembro de 2020 foram coletadas 92.524 bolsas de sangue – 8% a menos do total de doações no mesmo período em 2019. A diretora de hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta, destaca que as doações foram suficientes para atender o Ceará e até outros estados. “Nosso doador percebe sua importância na sociedade. Graças à solidariedade da população cearense, conseguimos manter o atendimento de todos os pacientes do Estado e ajudar, inclusive, outros estados do Brasil que tiveram seus estoques de sangue ainda mais impactados pela Covid-19”, afirma. O Hemoce encaminhou bolsas de sangue para São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Paraná.

Serviço

Doe Sangue:

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos. Para doação, é necessário apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal.

Onde doar:

O Hemoce recebe doadores em diversas unidades em Fortaleza e no interior do Ceará. Confira abaixo os locais na capital. E veja aqui mais informações sobre as unidades regionais.

Hemoce – Fortaleza

Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo

Segunda a sexta: das 7h às 18h30 | Sábado: das 7h às 17h30

Posto de Coleta no IJF

Rua Barão do Rio Branco, 1816 – Centro

Segunda a sexta: das 7h às 18h30

Posto de Coleta na Praça das Flores

Av. Desembargador Moreira, S/N

Todos os dias, das 7h às 18h

 

 

Ouça:

A coordenadora da captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, se mostrou satisfeita com as doações realizadas em 2020, em especial as doações regulares.