Dragão do Mar abre inscrições para Seminário Virtual Gratuito de Pesquisa em Arte Contemporânea

20 de janeiro de 2021 - 13:51 # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

Museu de Arte Contemporânea do Ceará traz as artistas e pesquisadoras Isadora Ravena e Noá Bonoba para ministrar a formação “Como Olhar o Invisível da Terra: Alianças Performativas na Guerra Planetária”, de 26 a 29 de janeiro em sala fechada na plataforma Zoom. As inscrições seguem abertas até sexta-feira (22).

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, realizará mais uma formação virtual gratuita em arte contemporânea. O Seminário de Pesquisa “Como Olhar o Invisível da Terra: Alianças Performativas na Guerra Planetária” será ministrado pelas artistas e pesquisadoras Isadora Ravena e Noá Bonoba, de 26 a 29 de janeiro de 2021, em sala fechada na plataforma Zoom. Interessados devem efetuar inscrição de 20 a 22 de janeiro no site do Dragão do Mar ou diretamente no link. Serão disponibilizadas 40 vagas. Inscritos com participação comprovada receberão certificado. Também haverá tradução em Libras caso seja indicada a necessidade no ato da inscrição.

O Seminário será dividido em 4 módulos. Cada aula terá duração de três horas, totalizando uma carga horária de 12 horas. No primeiro, “O mundo dos terráqueos e a fabricação de armas terranas”, as ministrantes provocarão reflexões sobre a normatividade dos processos artísticos e sobre a utilização da ficção científica como recurso de desconstrução e de elaboração artística como resposta.

Na segunda aula, “Revelação: Escrita, Apocalipse, Fabulação e Profecia”, as facilitadoras lançarão exercícios para que os participantes usem a imaginação e pratiquem a disruptura na sua produção artística.

“Entre o solo da comunicabilidade e a experiência da desorientação” será o tema do terceiro módulo, que prevê a produção de pensamento a partir de variações, camadas e desdobramentos, trazendo à tona a violência que irrompe do ato de produção artística.

No quarto módulo, “Despedaçar a ordem do mundo: Corpas Dissidentes e os Sistemas de Arte”, as ministrantes abordarão caminhos para que a arte contemporânea fuja dos padrões heteronormativos.

Serviço:

Inscrições Abertas para o Seminário de Pesquisa “Como Olhar o Invisível da Terra: Alianças Performativas na Guerra Planetária”, com Isadora Ravena e Noá Bonoba

Inscrições: 20/01 a 22/01

Local: Site do Dragão do Mar e no link

Período do Seminário: 26 a 29 de janeiro de 2021

Horário: 9 às 12h

Duração: 3h por dia

Local: Sala fechada na plataforma Zoom

Vagas: 40

Classificação etária: Livre

Curso com certificado

Tradução em Libras em caso de demanda dos inscritos.