Idosos do Abrigo Olavo Bilac recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

20 de janeiro de 2021 - 17:20 # # # # # # # # #

Camille Soares - Ascom SPS - Texto
Sheyla Castelo Branco - Ascom SPS - Fotos

Foram vacinados 75 idosos e 146 funcionários da unidade

Hoje foi dia de celebração para seu Glaudson Martins (65), o primeiro idoso a ser vacinado no Abrigo Olavo Bilac. Com os olhos marejados, ele agradeceu a toda equipe do abrigo e comemorou a chegada da vacina. “Estou muito feliz porque sei que em breve poderei receber de novo a visita dos meus irmãos e poderei abraçá-los como antes”, comemora Glaudson, um dos 75 idosos abrigados no equipamento do Governo do Ceará, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). “O Governo do Ceará honrou cada um dos nossos cidadãos e, desde o início da pandemia, adotou medidas para evitar a disseminação do coronavírus, sempre buscando orientação na ciência. Hoje celebramos a vacinação de nossos idosos e nossas idosas do Abrigo Olavo Bilac, assim como dos dedicados funcionários que são verdadeiros anjos dentro da unidade. Este é um momento de esperança e de imensa alegria”, destaca a titular da SPS, secretária Socorro França. Além dos idosos, 146 funcionários do abrigo também foram vacinados.

O casal Eleniza Andrade (72) e João Nunes (90) pediu que fossem vacinados juntos e não esconderam a alegria por receberem a primeira dose da vacina. Na ala ao lado, Flávio Ferreira (65), compartilhou da mesma animação. Junto de seu radinho, o torcedor apaixonado do Fortaleza, aguardava ansioso pela vacina. “É um presente para todos nós brasileiros que agora poderemos abraçar novamente as pessoas que amamos”, completa.

“Hoje é um dia histórico, pois estamos, enquanto Estado, reafirmando nosso compromisso com os mais vulneráveis, com os nossos idosos. Um dia para reconhecer toda a luta e o empenho dos profissionais que atuam no Abrigo Olavo Bilac, que se comprometeram integralmente nesta luta contra o coronavírus”, destaca o secretário executivo da Proteção Social da SPS, Francisco Ibiapina, lembrando que a SPS adotou todos os cuidados necessários para proteger os abrigados e os colaboradores da unidade.

A cuidadora de idosos Taline Silva trabalha há sete anos no abrigo e foi vacinada hoje junto aos outros profissionais do equipamento. “É muito emocionante ver de perto a vacinação dos idosos e dos meus companheiros de trabalho, que deixaram o medo de lado e se dedicaram por completo para que pudéssemos manter o isolamento e os cuidados redobrados aqui no Abrigo”, conta a profissional, que se emocionou ao ser vacinada.

Abrigados

Atualmente, o Abrigo de Idosos Olavo Bilac mantém 75 idosos, sendo 43 homens e 32 mulheres atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, fisioterapeuta, fonoaudióloga, enfermeiros, dentista, farmacêutica, terapeuta ocupacional e psicólogo.

A diretora da unidade, Quitéria Magalhães, ressalta que hoje é um dia de festa, como definiram os idosos da unidade. “A vacina tem um peso infinitamente maior para eles, que vêm de um histórico de abandono e hoje podem sentir o cuidado que eles merecem ter todos os dias. Estamos aqui manifestando a importância que eles devem ter para a sociedade como um todo”, frisa a diretora, reforçando que a ação vem com uma mensagem muito clara de valorização deste segmento da população.