Nova funcionalidade do Plantão Coronavírus tira dúvidas sobre vacinação

20 de janeiro de 2021 - 15:23 # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa

Com a chegada da vacina no Ceará, o Plantão Coronavírus, assistente virtual do Governo do Ceará, implementou em seu sistema nesta quarta-feira (20) uma nova funcionalidade. Com a atualização, é possível tirar dúvidas sobre o processo de imunização da população cearense.

Entre os principais questionamentos que podem ser respondidos pelo sistema estão:

– Por que devo me vacinar contra a Covid-19?;
– Quantos dias, após o esquema de vacinação, a vacina produzirá efeito protetor no meu organismo?;
– Após a vacina, não preciso mais utilizar as máscaras de proteção?;- Após completar a vacinação, posso pegar a Covid-19?;
– Como são definidos os grupos prioritários?;
– Em qual grupo me enquadro para a vacinação?;

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, afirma que o serviço desafogará parte das demandas dos municípios. “É um serviço de apoio às prefeituras e municípios que são responsáveis pela vacinação”.

O acesso ao Plantão Coronavírus pode ser feito pelo WhatsApp (85) 98439-0647, pelo perfil da Sesa no Facebook, pelos sites institucionais da Sesa e do Governo do Ceará, pelo hotsite Coronavírus ou por meio do Ceará App, disponível nas plataformas Android e iOS.

Plantão Coronavírus

Criado em abril de 2020, a ferramenta foi lançada para orientar a população sobre os sintomas da Covid-19. Atualmente, o serviço oferece também atendimento de retorno em algumas unidades, realiza a triagem de pacientes com sintomas e compartilha informações sobre saúde mental. A busca também pode ser feita por libras.
A população tem acesso ao serviço 24 horas por dia, por meio de chatbot (atendimento robotizado). Em alguns casos, o usuário pode ser direcionado para atendimento com equipe multidisciplinar.

 

Ouça:

A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Magda Almeida, fala sobre a nova funcionalidade.

O acesso ao Plantão Coronavírus pode ser feito pelo WhatApp (85) 98439-0647, pelo perfil da Sesa no Facebook, pelos sites institucionais da Sesa e do Governo do Ceará, pelo hotsite Coronavírus ou por meio do Ceará App, disponível nas plataformas Android e iOS.

Enquanto a nova funcionalidade do Plantão Coronavírus era lançada, o Ceará seguia com o processo de imunização em Fortaleza e no interior.

Magda Almeida falou da logística da vacinação da COVID-19 no Estado.

Ainda na quarta-feira (20), o Hospital Regional do Cariri (HRC) realizou a sua primeira vacinação, com o fisioterapeuta Cícero Roberto Soares de Sousa, de 36 anos.

O médico atua dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid desde a entrada do primeiro paciente, há quase um ano, e falou sobre a experiência da vacinação.