Férias no Dragão apresenta edição virtual do projeto “Cordel com a Corda Toda” nesta sexta-feira (22)

21 de janeiro de 2021 - 16:55 # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

Programa traz os veteranos da literatura de cordel Klévisson Viana e Evaristo Geraldo da Silva para uma apresentação bem-humorada da filosofia de cordel.

Realizado há muitos anos no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com feira e apresentações de poetas da literatura de cordel, o “Cordel com a Corda Toda” ganha edição virtual para compor a programação Férias no Dragão. Nesta sexta-feira (22), a partir das 18h, no canal do Dragão do Mar no YouTube os poetas Klévisson Viana e Evaristo Geraldo da Silva recitam versos e falam sobre a filosofia de cordel. Além de consagrados cordelistas, Klévisson e Evaristo são habilidosos declamadores, seguidores das escolas dos mestres Catulo da Paixão Cearense, Zé da Luz, Chico Pedrosa, Alberto Porfírio, Patativa do Assaré e outros.

Projeto criado pelo cordelista e ilustrador Klévisson Viana, com a realização da AESTROFE – Associação de Escritores Trovadores e Folheteiros do Estado do Ceará – em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, já apresentou muitos dos melhores poetas cordelistas, declamadores, cantadores repentistas e músicos tradicionais daqui e de muitos outros estados. Agora, em virtude da pandemia, o projeto é adaptado para difusão nas plataformas digitais.

Sobre os cordelistas

Klévisson Viana é cordelista, cartunista, xilogravador, membro da AESTROFE e da ABLC – Academia Brasileira de Literatura de Cordel (RJ), publicou 40 livros e quase 200 folhetos de Literatura de Cordel. Seus trabalhos já “passearam” pelos quadrinhos, televisão e adaptações para o teatro. Destaca-se o folheto “A quenga e o delegado”, transformado em episódio da série “Brava Gente” da Rede Globo. Tem trabalhos publicados em diversas editoras nacionais e internacionais como Chandeigne – Paris (FR), Editora Leya – Lisboa (PT), Editora Hedra –São Paulo (BR), Nova Alexandria –São Paulo (BR), Editora Demócrito Rocha – Ceará (BR), Editora Amarilys – São Paulo (BR), Edelbra – Porto Alegre (RS), Nova Alexandria – São Paulo (BR) dentre outras. Viajou diversos países levando a literatura de cordel e ganhou vários prêmios importantes, inclusive o Prêmio Jabuti de Literatura.

Evaristo Geraldo da Silva nasceu em 28 de setembro de 1968 em Quixadá-CE. De uma família de 11 irmãos, onde cinco são poetas, não poderia ser diferente com Evaristo. Teve seus primeiros versos publicados em 2001 na 1ª Antologia Sopoema, da Sociedade dos Poetas e Escritores de Maracanaú, da qual fez parte. Como cordelista tem dezenas de trabalhos publicados pela Tupynanquim Editora e diversos outros inéditos. Recentemente seu cordel A INCRÍVEL HISTÓRIA DA IMPERATRIZ PORCINA foi adotado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará, para educação de jovens e adultos. Entre seus trabalhos destacam-se os romances: “O conde mendigo e a princesa orgulhosa”, “O príncipe que fez de tudo para mudar o destino”, “A lenda da Iara ou os mistérios da Mãe D’água”, “ O feitiço de Áquila”, “O mandarim e a borboleta”, “A lenda da pedra encantada” dentre outros.

Serviço:

Férias no Dragão apresenta “Cordel com a Corda Toda”, com Klévisson Viana e Evaristo Geraldo da Silva

Data: 22 de janeiro (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube

Duração: 30 minutos

Livre