PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Laboratório de Inovação do Ceará e Laboratório de Experimentação de Portugal trocam experiências sobre projetos inovadores no setor público

21 de janeiro de 2021 - 17:33 # # #

Amélia Gomes - Ascom Laboratório Íris - Texto e Foto

Com a proposta de fomentar e ampliar a inovação no setor público, o Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará realizou, nesta quinta-feira (21/1), reunião com o LabX | Laboratório de Experimentação da Administração Pública de Portugal. O momento foi de troca de aprendizados e boas práticas entre os laboratórios.

Entre as experiências apresentadas pelo Íris, o Projeto de Linguagem Simples, que dissemina a técnica de redação que torna a informação pública mais acessível; as ações em combate à Covid-19; e outras estratégias e projetos em cooperação com órgãos e secretarias do Governo do Ceará.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do laboratório, destacou que o trabalho em rede é fundamental para implementar e expandir ações. “Por isso, a partir desse momento, queremos construir ideias e projetos somando as expertises e as atuações do Íris e do LabX”.

O designer de aprendizagem e conteúdo do LabX, Jorge Lagarto, deu ênfase ao que os dois laboratórios têm em comum. “Estamos sempre trabalhando por um um governo mais transparente e mais próximo do cidadão”.

O LabX apresentou, entre diversos projetos, o Serviço Público como Laboratório Vivo, um programa de experimentação de protótipos no contexto real de um serviço público; e o Rede de Inovadores, comunidade de práticas dentro da administração pública com o objetivo de promover sessões de trabalho colaborativo, partilha de conhecimentos sobre projetos e/ou abordagens experimentais.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.