Férias no Dragão segue com sarau e apresentações infantis virtuais neste final de semana

22 de janeiro de 2021 - 14:46 # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

De sexta a domingo, Dragão exibirá no seu canal no YouTube programações virtuais de literatura de cordel, teatro infantil e contação de

histórias.

Dando continuidade à programação do Férias no Dragão, ciclo programático que tradicionalmente marca a programação do Dragão do Mar durante o período de alta estação e que este ano, em decorrência da pandemia, acontecerá nas plataformas digitais, o Centro de Arte e Cultura traz, de sexta a domingo, sarau, contação de histórias e apresentações de teatro infantil, a partir das 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube.

Na sexta-feira (22), às 18h, no YouTube do Dragão, o projeto “Cordel com a Corda Toda”, que já apresentou inúmeros poetas cordelistas, declamadores, cantadores repentistas e músicos tradicionais no Dragão, ganha sua primeira versão virtual e traz os veteranos Evaristo Geraldo da Silva e Klévisson Viana, que além de consagrados cordelistas, são habilidosos declamadores, para recitar versos e falar sobre a filosofia de cordel.

No sábado (23), às 17h, no Youtube do Dragão, o Grupo Calu Maravilha apresentará o teatro de bonecos “Cassimiro Coco e a filha do Coronel Baltazar”. Com duração de 40 minutos, a exibição convida o espectador a fazer um mergulho na literatura popular e a resgatar os heróis do sertão nordestino e suas peripécias. A peça conta a história do amor entre Casimiro Coco e a linda donzela Filomena, filha do poderoso Coronel Baltazar. Por ser um homem pobre, Cassimiro não consegue autorização do pai de Filomena para namorá-la, então conta com a ajuda de seu fiel escudeiro, João Redondo, para tentar conquistar o coração de todos. O espetáculo conta com texto e direção de Eliézio Pereira, atuação e manipulação dos bonecos de Eliézio Pereira e Ivanildo Soares, e sonoplastia e iluminação por Amanda Fideles. A produção é de Monique Souza e a filmagem e edição é de Léo Silva e Thiago Campos.

No domingo (24), tem mais diversão para a criançada. Às 17h, no YouTube, Bette Gomes apresentará “Cada canto com seus contos”. Narrando contos de diferentes lugares, do Juazeiro ao Japão, a narradora conduzirá o público a uma viagem pela literatura universal, promovendo um encantador encontro com diversas culturas. No vídeo, a contadora reúne histórias, lendas e contos populares de diferentes regiões do mundo, com ênfase nos tradicionais contos de Juazeiro e do Cariri, com o objetivo de divulgar a riqueza desses lugares a partir de suas narrativas orais. Além de Bette Gomes na direção e na narração de histórias, o projeto conta também com Airton Santos na produção técnica e sonoplastia e com Artur Rodrigues na animação do boneco Gregório.

Ainda no domingo (24), às 18h, também no YouTube do Dragão do Mar, o Grupo Bagaceira de Teatro apresentará “O Sr. Ventilador”, espetáculo que provoca uma importante reflexão sobre a amizade, o afeto, o tempo, a tecnologia, o descarte… e que sensibiliza públicos de todas as idades. A peça conta a divertida relação entre um gerente de escritório e o seu funcionário mais antigo, que é também um grande amigo, o Sr. Ventilador. O espetáculo tem roteiro, direção, cenário e figurino de Yuri Yamamoto, que também integra o elenco ao lado de Ricardo Tabosa. A peça conta ainda com Rogério Mesquita na direção de produção e operação de som, Rafael Martins na assistência de direção e Ciel Carvalho e Tatiana Amorim na montagem e operação de luz.

Mais detalhes sobre os espetáculos podem ser conferidos no site do Dragão do Mar.

Serviço:

Férias no Dragão de 22 a 24 de janeiro de 2021
Programações a partir das 17h

Exibições no canal do Dragão do Mar no Youtube
Livre
Confira a programação completa no site