PortugueseEnglishSpanish
PortugueseEnglishSpanish

Hospital César Cals recebe doações de leite humano para ajudar na recuperação de bebês internados

26 de janeiro de 2021 - 10:24 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC
Thiago Freitas - Foto

Bebês internados contam com doações de leite humano para sobreviverem

Responsável por favorecer a recuperação e ajudar no desenvolvimento de recém-nascidos, o leite humano é essencial para manter a saúde de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado. Por isso, é necessário garantir que doações sejam feitas frequentemente para assegurar o estoque do alimento.

Os bebês hospitalizados contam com as doações de leite humano para sobreviverem. O que motivou a assistente social Gilmara Maria Batista Tavares, de 36 anos, a doar. Outra circunstância também incentivou a mãe a fazer esse ato solidário: Benjamin, seu primeiro filho, teve uma hipoglicemia depois de três dias sem sugar o leite corretamente. Ele precisou ser internado para tratamento.

“Pensei que ele estava sugando bem, mas não estava com a pega correta. Teve hipoglicemia, precisou ser internado. Após a alta, fomos ao banco de leite do Hospital César Cals. Lá, eu aprendi a pega correta. Se soubesse, tinha ido logo para lá. Fui tão bem atendida e tive incentivo, que passei a doar”, explica Gilmara.

Gestante de sete meses, Gilmara pretende doar mais uma vez assim que Lia, sua segunda filha, nascer. “Eu quero continuar o que eu comecei com o Benjamim. Assim que Lia nascer e eu tiver minha produção, eu vou querer doar”.

Rejane Santana, coordenadora do banco de leite da unidade, ressalta que toda quantidade do alimento é importante e que qualquer mulher que está amamentando pode doar. “A doação de Leite humano é um ato sublime. Alimentar seu filho com o que há de melhor e ainda propiciar a dezenas de bebês uma alimentação saudável, evitando doenças, diminuindo o tempo de internamento e, por vezes, tirando o risco de morte”, pontua.

Doações em 2020

Em 2020, o HGCC recebeu 2.071 litros de leite humano. Para os bebês internados foram enviados 1.343 litros pasteurizados do alimento. Ao todo, 753 doadoras contribuíram para reforçar o estoque.

Em relação aos atendimentos, foram 1.531 a mães internadas e 661 a mães externas. O banco de leite do HGCC também realizou 1.872 idas às casas das doadoras para buscar o leite.

Como doar

O banco de leite do HGCC funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para doar, basta ligar, gratuitamente, para o número 0800 286 5678 ou entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (85) 8819.9912.

O atendimento também pode ser feito pessoalmente na Avenida Imperador, 545, a qualquer hora do dia. Uma equipe especializada está preparada para passar todas as informações e orientações no local.

 

Ouça:

A enfermeira Residente do Hospital César Cals, Ilana Elen Andrade, reforça a importância da doação de leite materno.