Pesquisa inédita do Ipece permite melhor planejamento e acompanhamento das políticas públicas do Ceará

28 de janeiro de 2021 - 11:07 # # # # #

Pádua Martins - Ascom Ipece
Ariel Gomes - Foto

As informações da pesquisa do Ipece serão úteis na identificação de necessidades dos cearenses e acompanhamento das políticas públicas

As informações da pesquisa do Ipece serão úteis na identificação de necessidades dos cearenses e acompanhamento das políticas públicas

O Ceará passa a contar agora com um completo levantamento de informações socioeconômicas da população cearense, incluindo as das zonas urbana e rural e suas 14 regiões de planejamento. É que o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, realizou a Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios do Ceará (Prad/Ceará), trabalho inédito no Ceará. O objetivo da Prad/Ceará é promover a elaboração de estudos, o cálculo e a análise de indicadores, subsidiando o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas, a fim de promover o desenvolvimento sustentável do Estado.

O diretor Geral do Ipece, João Mário Santos de França, afirma que os técnicos do Ipece estão analisando os dados da Prad/Ceará com o objetivo de gerar relatórios técnicos para cada um dos temas pesquisados, os quais serão apresentados às Secretarias do Governo, visando contribuir para o planejamento e o aperfeiçoamento das políticas públicas. As informações geradas no âmbito da pesquisa – observa – são “extremamente úteis na identificação de necessidades dos cearenses, na formulação e no acompanhamento de políticas públicas, pois preencherão lacunas existentes nas pesquisas domiciliares atualmente disponíveis (a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua -PNADC e o Censo Demográfico do IBGE)”.

As pesquisas do IBGE são importantíssimas, mas a partir somente delas não é possível obter indicadores regionais, o que dificulta, por exemplo, a focalização geográfica dos projetos de combate à pobreza. Já com os dados da Prad/Ceará será possível realizar o cálculo e o monitoramento de indicadores estratégicos definidos no Plano Plurianual (PPA), permitindo o acompanhamento da evolução dos índices por região de planejamento – esclarece João Mário. O resultado da pesquisa pode ser conferido na série (publicação) Prad Informe do Ipece, composta inicialmente por três publicações: a primeira trata de notas metodológicas; a segunda sobre o perfil demográfico do Ceará (as duas já disponibilizadas no sítio do Instituto) e a terceira aborda Insegurança Alimentar, que será publicada em breve.

A pesquisa

De acordo com o analista de Políticas Públicas do Ipece, Cleyber Nascimento de Medeiros, a Prad/Ceará realizou entrevistas em 14.937 domicílios, sendo 13.074 em área urbana e 1.863 em área rural, distribuídos em 88 municípios classificados segundo as regiões de planejamento. Foram coletados dados relacionados aos temas de demografia, infraestrutura domiciliar, segurança hídrica, saneamento básico, assistência social, segurança alimentar, educação, saúde, segurança pública, cultura, mercado de trabalho, pobreza, desigualdade de renda, entre outros.

Todos os detalhes sobre a metodologia da pesquisa podem ser consultados na edição nº 01 da série Prad Informe, novo produto institucional lançado pelo Ipece. Já a edição nº 02 aborda demografia e tem como objetivo analisar questões inerentes à população humana, tais como a sua evolução no tempo, a distribuição espacial, a composição por sexo e faixa etária e as suas características gerais, sendo muito importantes para o planejamento de políticas públicas.

Nesse contexto, segundo informa o Analista de Políticas Públicas, foram abordados indicadores relacionados à População total; População segundo sexo e idade; População urbana e rural; Densidade demográfica; População segundo cor ou raça e Estado civil. Já a terceira publicação apresenta a identificação das unidades domiciliares de acordo com a condição de existência de insegurança alimentar, classificando-as segundo os diferentes níveis de insegurança: leve, moderada ou grave.

Clique aqui e acesse o PRAD Informe – Nº 01 – Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios do estado do Ceará (PRAD/CE): Notas Metodológicas.

Clique aqui e acesse o PRAD Informe – Nº 02 – Perfil demográfico do estado do Ceará a partir dos dados da Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios (PRAD-CE).

 

Ouça:

O analista de Políticas Públicas do Ipece, Cleyber Nascimento de Medeiros, fala sobre o objetivo do trabalho.

O analista explica os aspectos a serem levantados para a pesquisa e qual a importância disso.

Cleyber Nascimento comenta a metodologia utilizada para realizar a pesquisa.