PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

ZPE Ceará encerra 2020 com redução de 16% no consumo de água

29 de janeiro de 2021 - 13:51 # # # # # #

Áquila Leite - Ascom Complexo do Pecém - Texto e Foto


Sempre atenta às novas práticas de preservação e cuidados com o meio ambiente, a ZPE Ceará – empresa subsidiária do Complexo do Pecém e única Zona de Processamento de Exportação atualmente em operação no Brasil, encerrou 2020 com redução de 16% no seu consumo de água, uma importante conquista que reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Segundo o gerente de meio ambiente e segurança do trabalho da ZPE Ceará, Ademar Filho, parte desse resultado se deve à implantação de um sistema de reuso, montado junto à estação de tratamento de água da empresa, que foi responsável pela economia de quase 140 mil litros ao longo do ano. O equipamento, implantado ainda em 2019, permite a armazenagem da água utilizada para a lavagem do filtro, economizando cerca de 4 mil litros por semana.

“Traçamos essa redução no consumo de água como uma das metas de nosso planejamento ambiental, portanto é uma grande satisfação constatar que alcançamos esse objetivo. Além da economia, esse resultado mostra que a ZPE cumpre rigorosamente os requisitos ambientais e está comprometida com a sustentabilidade”, reforça Ademar Filho.

O processo de tratamento de água é dividido em quatro fases: floculação, decantação, filtração e desinfecção. Na terceira fase, os filtros utilizados para purificação da água precisam de limpeza uma vez por semana. Foi exatamente nesta etapa que o sistema de reuso proporcionou a economia. “A água usada para a lavagem do material era descartada, mas, com o equipamento, conseguimos tratar e reutilizar”, diz Yuri Vasconcelos, analista ambiental da ZPE Ceará.

Outras medidas

Além do sistema de reuso, a ZPE Ceará desenvolveu, ao longo de 2020, campanhas de conscientização quanto ao uso da água por parte de seus colaboradores. Outra medida adotada foi o estabelecimento de horários específicos para a jardinagem, o que otimizou a utilização de água sem prejuízo às áreas verdes, proporcionando uma economia de aproximadamente 11%.

 

Ouça:

O gerente de meio ambiente e segurança do trabalho da ZPE Ceará, Ademar Filho, comenta como foi conquistado o resultado.

O gerente destaca que existe todo um planejamento ambiental e compromisso da empresa com a sustentabilidade. A redução de consumo de água é parte dessa estratégia, que abrange também outros eixos.