Vice-Governadoria do Ceará promove debate educacional em parceria com Undime-CE

3 de fevereiro de 2021 - 12:02 # # # # # #

Ascom ViceGov

A Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação do Ceará (Undime-CE), realizou na manhã desta quarta-feira (3) um evento virtual para debater os benefícios da utilização dos círculos de paz dentro das escolas cearenses. A conversa também pautou a plataforma online Círculos em Movimento, lançada ainda no ano passado, que visa promover cursos e uma troca de experiências entre os profissionais da educação buscando um melhor ambiente escolar e familiar.

A reunião online contou com a participação da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, da presidente da Undime-CE, Luiza Aurélia, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (CAOPIJE), Elizabeth Oliveira, do secretário executivo do ensino médio, Rogers Mendes, além da gestora da Coordenadoria de Justiça Restaurativa e Mediação da Vice governadoria do Ceará, Cristiane Holanda. Através da internet, mais de 100 colaboradores educacionais também puderam interagir com a apresentação e seus palestrantes.

Izolda Cela abriu o evento ressaltando a importância da rede de educação constituída por professores, diretores e demais funcionários que fazem as escolas cearenses. “Me sinto muito bem de estar com vocês. Esse fórum, essa rede, é bastante importante pois sei bem da potência envolvida aqui. Sou testemunha de todo o movimento positivo, da crescente, da melhoria da educação no Ceará, isso, em grande medida, pelo comprometimento dessa rede, de secretários da educação, de suas equipes e demais envolvidos”, disse.

A vice-governadora completou sua fala lembrando que o objetivo do Governo do Estado é seguir avançando nos índices educacionais. “A ideia é regular o sarrafo sempre cada vez mais alto para chegarmos no horizonte que queremos, que é entregar para a sociedade cearense uma escola pública de qualidade. É um processo. Subimos alguns degraus e vemos outros tantos para subir”, pontuou.

Cristiane Holanda frisou o tamanho do impacto positivo dos círculos de paz dentro das escolas. Segundo a gestora, a prática deveria ser adotada em todo o Ceará. “Nosso desejo é implantar os círculos de construção de paz em todas as escolas públicas do estado. É nosso objetivo e meu sonho. Nós fizemos uma pesquisa com os alunos que participam dos círculos e os dados mostram que os participantes se preocupam mais com os conteúdos das aulas, tem respeito com os professores, ou seja é algo que agrega bastante ao ambiente escolar”, discorreu.

Círculos em Movimento

A plataforma online Círculos em Movimento (CEM) busca uma formação continuada para professores numa linguagem que possa ser traduzida dentro da sala de aula, servindo para ampliar as condições dos educadores. Assim, estudantes poderão pensar a vida de maneira mais global e aprenderão a conviver de forma pacífica.

Por meio da internet, professores terão acesso a cursos, conteúdos didáticos, vídeos, infográficos, além da troca de experiências para fomentar a construção de uma cultura de paz no ambiente escolar e familiar. O projeto possui apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Terre des hommes Brasil (Tdh) e também da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris).