Cagece orienta população sobre cuidados com a rede de esgoto durante a quadra chuvosa

5 de fevereiro de 2021 - 11:30 # # # # #

Ascom Cagece

Durante a quadra chuvosa, os cuidados com as redes de esgoto e de drenagem precisam ser redobrados. Isso porque esses sistemas têm funções distintas e o mau uso pode provocar obstrução e alagamentos. Para evitar que isso ocorra, a orientação da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é que a população não destine água pluvial para o sistema de esgotamento sanitário.

A água das chuvas deve ser direcionada ao sistema de drenagem, que geralmente fica à beira das calçadas e é de responsabilidade das prefeituras municipais. Já a rede de esgotamento é responsável exclusivamente pela coleta do esgoto dos imóveis, que é direcionado para o tratamento. Esse sistema é identificado pelos poços com tampa de marcação da Cagece e devem ser manuseados apenas por técnicos da companhia.

Quando as redes de esgoto recebem água das chuvas, acontece uma sobrecarga que resulta em extravasamento em vias públicas. De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, “destinar inadequadamente água de chuva para rede de esgoto é uma das principais causas de obstruções e extravasamentos em vias públicas, porque compromete o bom funcionamento das redes coletoras, que não foram feitas para receber esse tipo de material”, ressalta.

Outra causa do extravasamento é a obstrução com materiais sólidos. O lixo jogado na rua entope a rede de esgoto, resultando nos alagamentos. Por isso, a Cagece realiza um trabalho de visitas domiciliares para informar a população sobre o uso correto da rede de esgotamento.